5 de outubro de 2024

Entenda como a terapia ocupacional ajuda as pessoas a terem mais independência e qualidade de vida

Essa é uma área que beneficia pessoas de todas as idades e garante que indivíduos com alguma limitação possam realizar as atividades diárias da melhor maneira. A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que busca ajudar as pessoas a terem mais autonomia e independência. Indivíduos de todas as idades podem se beneficiar com essa prática terapêutica.
O trabalho dos terapeutas ocupacionais envolve ajudar pacientes que têm dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia devido a limitações físicas, sensoriais, mentais ou sociais.
Alguns exemplos de pacientes atendidos pelos terapeutas ocupacionais incluem crianças com dificuldades de desenvolvimento, adultos que se acidentaram ou enfrentam doenças degenerativas, pessoas que estão se recuperando de cirurgias, indivíduos com necessidades especiais e idosos que desejam ter mais qualidade de vida na terceira idade.
“A terapia ocupacional promove a qualidade de vida ao ajudar indivíduos a desenvolver, recuperar ou manter habilidades necessárias para realizar atividades do dia a dia. Isso pode incluir desde as tarefas mais básicas, como se vestir e se alimentar, até as mais complexas, como trabalhar ou estudar. A terapia ocupacional também contribui para a promoção da autonomia e independência, reduzindo as limitações funcionais, seja por doenças físicas, mentais ou por condições de desenvolvimento. Além disso, trabalha com a adaptação do ambiente e das atividades, proporcionando uma vida mais ativa e significativa”, resume Fernanda Teixeira, coordenadora do curso de Fisioterapia da Univel.
E por falar em fisioterapia, algo muito comum de acontecer é as pessoas confundirem o trabalho de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ou até mesmo acreditar que as profissões são iguais, mas isso não é verdade.
Fisioterapia x Terapia Ocupacional: quais as diferenças?
Apesar de terem objetivos em comum, como promover a saúde, possibilitar a reabilitação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, essas áreas possuem abordagens diferentes.
Enquanto a fisioterapia foca na recuperação dos pacientes por meio do movimento, a terapia ocupacional usa as atividades da vida diária como a principal forma de reabilitar as pessoas.
Na fisioterapia são usadas diversas técnicas para recuperar, manter ou melhorar as funções físicas, incluindo exercícios específicos, terapias manuais e tecnologias como laserterapia e ultrassom.
Já na terapia ocupacional são avaliadas as capacidades físicas, emocionais e mentais dos pacientes para desenvolver protocolos personalizados de tratamento como forma de superar os obstáculos que impedem a realização das atividades de rotina. Esses planos podem incluir a adaptação do ambiente e das tarefas, além do treinamento de determinadas habilidades.
“Os fisioterapeutas trabalham para melhorar a capacidade física, e os terapeutas ocupacionais utilizam essa capacidade para promover a funcionalidade nas tarefas do dia a dia. Em conjunto, eles oferecem um cuidado mais abrangente e eficiente para a recuperação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, resume a professora Fernanda.
Como são áreas que se complementam, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais costumam trabalhar juntos frequentemente, seja em hospitais, escolas, clínicas de reabilitação, asilos e até mesmo na cada dos pacientes, o que garante um cuidado mais completo e uma recuperação mais efetiva.
Agora você pode cursar Terapia Ocupacional na Univel
Terapia Ocupacional é a mais nova graduação a integrar a grade de cursos da Univel. A partir de agora, as pessoas que desejam promover o bem-estar da população têm mais uma opção na área da saúde para seguir carreira.
“O lançamento do curso de Terapia Ocupacional em Cascavel é um marco significativo para a região, pois atende uma demanda crescente por profissionais qualificados. A cidade e os municípios próximos têm uma população que se beneficiará diretamente dos serviços de um terapeuta ocupacional, além disso, o curso vai contribuir para o desenvolvimento da área da saúde em Cascavel e região, estimulando a formação de profissionais que possam oferecer assistência de qualidade, promovendo uma rede de apoio mais completa e integrada”, complementa Fernanda.
O mercado de trabalho para terapeutas ocupacionais é amplo e está em expansão, principalmente devido ao envelhecimento da população e ao aumento do diagnóstico de transtornos mentais. Apesar da crescente demanda por serviços de terapia ocupacional, quem deseja se destacar nessa carreira precisa estar preparado, e tudo começa com uma graduação de qualidade.
Garanta a sua vaga na Univel, o melhor centro universitário de Cascavel. Uma matriz curricular inovadora, uma infraestrutura moderna e completa e um corpo docente qualificado esperam por você.

Mais Notícias