Só moradores credenciados terão acesso à região de carro. O público deverá utilizar os serviços do MetrôRio, BRT Expresso Rock in Rio ou ônibus Primeira Classe para chegar à Cidade do Rock. Interdições previstas para o Rock in Rio
Divulgação/ Prefeitura do Rio
Devido a quantidade de pessoas que circulará pelo Parque Olímpico, Zona Oeste do Rio, durante o Rock in Rio, apenas veículos de moradores previamente cadastrados pela Prefeitura do Rio poderão circular nas vias do entorno da Cidade do Rock.
Veículos oficiais, veículos credenciados do festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe também poderão acessar a área bloqueada, que contará com a presença de câmeras que permitirão o controle do acesso de veículos à área bloqueada por meio de leitura de placas através sistema OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition).
BRT Expresso, Metrô, Primeira Classe: veja as opções de mobilidade para a edição 2024 do Rock in Rio
De acordo com os produtores do Rock in Rio, o objetivo da fiscalização por videomonitoramento nas principais vias do entorno do Parque Olímpico é garantir a mobilidade nas vias de acesso à Cidade do Rock e coibir possíveis irregularidades dentro da área bloqueada, como o estacionamento em local proibido, por exemplo.
Equipes da Cet-Rio atuarão diretamente na região e agentes de trânsito fiscalizarão remotamente, através das câmeras, em tempo real, eventuais infrações de trânsito que estejam sendo cometidas.
Os equipamentos estarão nos pontos de bloqueio fazendo a leitura das placas dos veículos e indicando, através de cores, se poderão acessar ou não a área restrita. Os veículos de moradores previamente cadastrados receberão “luz verde” para acesso. Os demais veículos, sem cadastro, receberão “luz vermelha” e serão direcionados pelos agentes de trânsito para fora da área bloqueada.
De acordo com a produção do festival, essa tecnologia irá agilizar o processo de liberação dos veículos nos bloqueios, reduzindo a possibilidade de retenções no trânsito, além de impedir fraudes. Os equipamentos empregados nos bloqueios viários permitirá, ainda, o acompanhamento em tempo real pelos órgãos de segurança. Dessa forma, será possível detectar fraudes, coibir ilícitos e acompanhar a movimentação viária na área bloqueada.
Em todo o entorno da Cidade do Rock, a circulação será restrita e não haverá estacionamentos. Para quem vai curtir as 500 horas de entretenimento no festival, a orientação da organização é o uso de transporte coletivo.
O MetrôRio funcionará 24h para embarque durante a madrugada na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4.
O serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” terá pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, e levará os fãs diretamente para o Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo à Cidade do Rock.
O transporte Primeira Classe, sucesso nas edições passadas do festival, oferece um serviço completo ao contemplar diversos pontos de embarque na cidade do Rio de Janeiro e ampliar o serviço para atender os fãs do festival de outras cidades, contemplando até os estados de São Paulo e Minas Gerais.