A Praia da Paciência, em Penha, está na fase piloto do programa Bandeira Azul, que avalia gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística de praias e marinas. Praia da Paciência, em Penha
Aleson Padilha/ Prefeitura de Penha/ Divulgação
Uma praia de apenas 25 metros de extensão em Penha, no litoral de Santa Catarina, considerada uma das menores do país, segundo a prefeitura, busca conquistar o selo Bandeira Azul, reconhecimento internacional que avalia gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística de praias e marinas.
A Praia da Paciência, como é chamada, entrou para o segundo ano de fase piloto em 2025. Durante esse período, o município deve realizar ações de melhorias no espaço, que são analisados pelo júri (veja mais abaixo).
Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
As praias são avaliadas por comissões nacionais e internacionais e precisam estar dentro de 34 critérios, distribuídos nos seguintes temas:
qualidade da água
gestão ambiental
segurança
educação ambiental
Ao pé do Morro da Vigia, a Praia da Paciência possui formações rochosas desgastadas pela ação do mar e uma pequena faixa de areia que, segundo a prefeitura, costuma ficar cheia no verão. No inverno, a pesca esportiva de costão é mais frequente.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) não faz a análise de balneabilidade do local, serviço concentrado a locais mais suscetíveis de poluição, informou o órgão.
No entanto, conforme a prefeitura, as coletas devem começar neste ano, em cumprimento aos critérios do programa, e serão coordenadas pela Secretaria de Turismo e Instituto Municipal do Meio Ambiente de Penha (Imap).
Praia da Paciência, em Penha (SC)
Aleson Padilha/ Prefeitura de Penha/ Divulgação
Fase piloto
Segundo o projeto Bandeira Azul, quando o local recebe o certificado de praia piloto, a prefeitura deve iniciar a adequação das a todos os critérios do programa. Essa fase não pode durar mais de dois anos.
A análise internacional é feita durante o mês de setembro e, uma vez aprovada, a praia receberá o certificado e a bandeira em um evento a ser programado entre final novembro e início de dezembro, quando a Bandeira Azul será hasteada.
Em 2024, foram 49 aprovações em todo o país, sendo 25 praias de Santa Catarina.
Praia em SC tem apenas 25 metros de extensão
Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias