26 de outubro de 2024

Entre ataques sobre verba de campanhas e padrinhos políticos, André Fernandes e Evandro Leitão discutem propostas para Prefeitura de Fortaleza

André Fernandes e Evandro Leitão, candidatos à Prefeitura de Fortaleza, discutiram projetos para mulheres e temas como saúde e habitação. Debate em Fortaleza
Reprodução
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que disputam a Prefeitura de Fortaleza, participaram na noite desta sexta-feira (25) do debate da TV Verdes Mares, o último antes do segundo turno das eleições municipais de 2024.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
➡️ Acompanhe as pesquisas eleitorais em Fortaleza
Mediado pelo jornalista Leal Mota Filho, o debate foi realizado no estúdio da TV. Durante cerca de 1h40 de confronto de ideias, os candidatos apresentaram propostas como:
André Fernandes prometeu zerar a fila de espera nas creches, dar merenda para os alunos da rede municipal nos fins de semana; armar e ampliar a Guarda Municipal
Evandro Leitão prometeu manter os postos de saúde até 21 horas, criar a Casa da Mulher de Fortaleza para acolher vítimas de violência; criar o programa Pé-de-Meia municipal
Os dois prometeram acabar com a taxa do lixo e realizar programas de regularização fundiária
O debate teve quatro blocos, cada um com duração de 20 minutos. No primeiro bloco, os temas foram livres e os candidatos puderam perguntar livremente um ao outro; no segundo, a TV Verdes Mares ofereceu seis temas, que os candidatos puderam escolher. O terceiro e o quarto blocos seguiram o mesmo padrão do 1º e do 2º, respectivamente.
No primeiro turno, André Fernandes recebeu 562.305 votos, o que corresponde a 40,2% dos votos válidos. Já Evandro Leitão recebeu 480.174 votos, o que corresponde a 34,33% dos votos válidos. Os dois voltam a disputar a preferência do eleitorado neste domingo (27). A todo, Fortaleza tem 1,7 milhão de eleitores aptos a votar.
Confira os destaques do debate:
1º bloco
O candidato André Fernandes (PL) começou o bloco, que teve tema livre. Metade do primeiro bloco foi marcado ao tema do combate à violência contra mulheres e a ampliação da participação feminina no mercado de trabalho em Fortaleza.
Evandro prometeu ampliar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) com iniciativas para a saúde mental da mulher e criar a Casa da Mulher de Fortaleza para acolher vítimas de violência. André prometeu ampliar o projeto Mulheres Guerreiras, que fornece crédito para mulheres empreendedoras, e prometeu zerar a fila de espera nas creches.
2º bloco
O segundo bloco começou com o temas pré-definidos pela TV Verdes Mares, que os candidatos puderam escolher. Evandro Leitão (PT) iniciou o bloco e optou pelo tema da saúde. Evandro afirmou que vai ampliar o funcionamento dos postos de saúde para até 21h e prometeu criar os Espaços Girassóis, voltados para cuidados a pessoas com autismo, nas regionais. André afirmou que vai manter os postos de saúde abertos no fim de semana para vacinação e cuidados de pré-natal.
O segundo tema do bloco, escolhido por André Fernandes, foi segurança. O candidato prometeu ampliar o efetivo da Guarda Municipal e usar inteligência artificial e videomonitoramento para auxiliar no combate ao crime. Evandro Leitão afirmou que vai criar um pelotão da Guarda Municipal para atuar em todas as regionais para espaços e prédios públicos e desenvolver um programa de iluminação pública voltado à periferia.
3º bloco
O terceiro bloco, de temas livres, começou com abordando a temática da educação. André Fernandes prometeu universalizar o tempo integral nas escolas de Fortaleza e criar o vale-creche para pôr as crianças que estão na fila de espera das creches públicas em creches particulares.
Evandro Leitão prometeu criar o Pé-de-Meia municipal, que vai fornecer R$ 200 mensais para alunos do 9º ano do ensino fundamental. O petista também afirmou que vai ampliar o passe livre estudantil.
O restante do bloco foi marcado pelos ataques dos candidatos um contra o outro.
4º bloco
O quarto bloco, de temas pré-definidos, começou com o tema emprego e renda. Evandro Leitão prometeu programa Horizonte Digital, voltado para a a capacitação da juventude na área de tecnologia; além de transformar o bairro Praia do Futuro em uma área de complexo hoteleiro e requalificar o Centro e a Monsenhor Tabosa.
André Fernandes disse que vai criar o Cinturão da Prosperidade, que serão corredores gastronômicos e de lazer para estimular negócios nas periferias de Fortaleza, além de dar incentivos para empresas que contratarem jovens no primeiro emprego.
Na sequência, os candidatos passaram para o tema habitação. André quer alterar as normas para ampliar o tamanho permitido dos conjuntos residenciais na capital cearense e realizar regularização fundiária de residências.
Evandro quer fazer um programa de regularização fundiária e de construção de moradias junto ao governo federal. Ele prometeu tirar as pessoas das áreas de risco por meio do programa Aluguel Social.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Mais Notícias