27 de dezembro de 2024

EPTV 45 anos: conheça história da emissora desde a criação até se consolidar como multiplataforma

Emissora teve primeira transmissão em 1979 e desde então se expandiu para outras regiões e setores – inclusive com portais de notícia. Emissora que nasceu em 1979 a partir do sonho de José Bonifácio Coutinho Nogueira de criar um canal de conteúdo regionalizado, a EPTV comemora 45 anos nesta terça-feira (1º) com a missão de continuar viabilizando novas transformações e conquistas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Desde a primeira transmissão em Campinas (SP), a EPTV cresceu não apenas para outras regiões do país. A empresa, que se transformou em grupo, expandiu a atuação para portais de notícia, rádios e projetos sociais.
Em uma de suas frases célebres, Coutinho Nogueira imortalizou o lema que serve como inspiração para as missões do grupo: “O sonho futuro eu não sei, mas uma coisa eu garanto, haverá sonho”.
LEIA TAMBÉM
De líder estudantil a comunicador: fundador da EPTV criou 1ª revisão agrária do país e deixou legado ao aliar TV e educação
Antes da EPTV
José Bonifácio Coutinho Nogueira nos primeiros anos da EPTV Campinas
Arquivo Pessoal
O sonho de José Bonifácio de criar uma emissora de TV começou anos antes da EPTV. Em 1967, quando se tornou o primeiro presidente da Fundação Padre Anchieta e instalou a TV Cultura. A emissora havia sido comprada dos Diários Associados pelo governo e se tornou o primeiro canal educativo do estado.
Responsável por elaborar as diretrizes que orientam a programação, ele construiu o formato que alia comunicação, educação e cultura e que a emissora segue até hoje.
Em 1976, ganhou a concessão para dois canais de TV no interior do estado, um em Campinas e outro em Ribeirão Preto. A primeira emissora a ser inaugurada foi a TV Campinas, em 1º de outubro de 1979.
O livro “O Diário de JB: José Bonifácio Coutinho Nogueira”, que repassa a trajetória do fundador da EPTV, traz a visão do empresário sobre a instalação da emissora em Campinas:
“O mercado de Campinas foi pesquisado e encontrado as condições que, depois, se tornaram evidentes. (…) Naquele tempo não havia disputa pelas televisões do interior. Nós vimos que era o nicho que ia crescer e se tornar o que se tornou”.
Fachada da EPTV em 1979, ano da inauguração da TV Campinas
Cedoc/EPTV
Expansão regional
Antes de ser inaugurada e começar a transmissão, em março de 1978, a TV Campinas fez um contrato com as Organizações Globo, da família Roberto Marinho, para se tornar uma filiada e retransmitir parte da programação da emissora carioca.
Em 12 de novembro de 1980 foi a vez da inauguração da TV Ribeirão e em 1988, Varginha tornou-se a sede da EPTV Sul de Minas. No ano seguinte, o nome das três emissoras passou a ser EPTV. Já em 1991 foi dado o início ao jornalismo da EPTV Central, com sede em São Carlos.
José Bonifácio Coutinho Nogueira com Roberto Marinho na Inauguração da Tv Campinas
Arquivo Pessoal
Anos depois, em 2012, o grupo adquiriu um terço das ações da Rede Bahia, levando o sinal da Globo para todo o estado.
Atualmente, a cobertura das quatro emissoras da EPTV (Campinas, Central, Ribeirão Preto e Sul de Minas) alcança 317 municípios, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 4 milhões de residências com aparelhos de TV.
Ainda no livro sobre a trajetória de Coutinho Nogueira, o primogênito dele, José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, explica que a visão do pai trilhou o caminho para a empresa se desenvolver.
“Uma emissora afiliada, mas com personalidade regional. […] a visão de JB que a emissora tinha que ter programação e personalidade regional. Tudo que a EPTV construiu ao longo do tempo foi calcada nessa visão dele”, conta Boni (p.547)
Rádios e sites
O grupo continua em expansão. Em 2002, houve a incorporação da rádio Jovem Pan em Araraquara e, 3 anos depois, da Jovem Pan Ribeirão Preto. Já em 2013, o grupo passou a contar com a CBN Ribeirão Preto.
Em 2018, a Jovem Pan Araraquara trocou de bandeira e se tornou CBN Araraquara. Em 2022, o grupo anunciou a aquisição da CBN Campinas.
No ano seguinte, outra rádio passou a fazer parte do conglomerado de veículos: a EP FM Campinas. Além disso, as CBN Araraquara e São Carlos se tornaram EP FM Araraquara e São Carlos.
A expansão também alcançou o meio digital. Em fevereiro de 2012, o EPTV.com se filiou aos portais ge e g1, com redações presentes nas quatro emissoras da EPTV e Piracicaba.
Já em março de 2016 foi criado o portal acidade on, com conceito de hiperlocalidade e que atualmente engloba toda a área de cobertura paulista da EPTV.
O grupo também cresceu para fora do setor, já que reúne empresas de eventos, painéis e investimentos em startups.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
.
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias