25 de setembro de 2024

Equipe do observatório da Unesp faz registro de cometa no céu do interior de SP; fotos

Cometa 12P/Pons-Brooks esteve bem próximo do horizonte oeste na região de Bauru na última sexta-feira. Não visível a olho nu, o cometa foi localizado com ajuda de mapa celeste. Equipe do observatório da Unesp fez o registro do cometa em passagem pelo interior de SP
Rodolfo Langhi e Patricia Langhi/ Observatório Astronômico
Integrantes da equipe do Observatório Astronômico da Unesp de Bauru (SP) fez registros da passagem de um cometa no céu do interior paulista. O cometa 12P/Pons-Brooks esteve bem próximo do horizonte oeste no início da noite da última sexta-feira (19).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Como ele não é visível ao olho nu, foi necessário o uso de um mapa celeste para conseguir localizá-lo. Nas imagens, ele aparece como um pequeno ponto de luz, mais brilhante que os demais.
“Não é tão fácil assim fotografar este cometa. Um fator dificultador é que ele não está em condições de ser visível a olho nu. Um mapa celeste teve de ser usado para encontrar a posição onde ele estaria naquele horário”, explica o professor e coordenador do observatório, Rodolfo Langhi.
Cometa foi localizado com a ajuda de um mapa celeste
Observatório Astronômico da Unesp/reprodução
A posição do cometa também dificulta a captura da imagem, como destaca o professor.
“Outro fator é sua posição em relação ao horizonte. Quando um astro se localiza em uma posição tão baixa assim no céu, fica difícil obter boas imagens, pois a camada de gases atmosféricos que a luz dele deve atravessar até chegar nas lentes da câmera é bem espessa, distorcendo consideravelmente a luz e, consequentemente, prejudicando a imagem resultante na foto”, completa.
Também para fugir da luminosidade urbana, os equipamentos do observatório foram levados para uma área de zona rural em Paulistânia, a cerca de 50 km do local onde fica o Observatório Astronômico.
Veja mais fotos:
Cometa surgiu no horizonte oeste no interior de SP na noite da última sexta-feira
Rodolfo Langhi e Patricia Langhi/ Observatório Astronômico
Cometa não é visível ao olho nu e foi fotografado com a ajuda de um mapa celeste
Rodolfo Langhi e Patricia Langhi/ Observatório Astronômico
Como é de difícil visualização, o cometa pode ser visto apenas como um ponto de luz no céu, semelhante a uma estrela
Rodolfo Langhi e Patricia Langhi/ Observatório Astronômico
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias