11 de janeiro de 2025

Equipe do zoo de Sorocaba prepara cardápio especial para os animais nos dias mais frios

Com o frio, é necessário ter cuidado com os animais. No Zoológico “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), mais de 1 mil bichos precisam ter a alimentação reforçada e seus recintos adaptados para as baixas temperaturas. Funcionários reforçam alimentação de animais durante frio no zoológico de Sorocaba
Com a chegada do frio, os moradores do zoológico de Sorocaba (SP) ganharam um cardápio especial. A equipe do Quinzinho de Barros fez algumas mudanças na alimentação para a preservação da saúde dos mais de 1 mil animais de diferentes espécies.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O menu para os dias mais gelados conta com opções de alimentos mais calóricos. No caso dos primatas, além das frutas, como banana e maça, a refeição também acompanha batata doce e pinhão.
“Precisamos fornecer elementos para manter a fisiologia funcionando bem, além de regular a temperatura corpórea de uma forma adequada. Em alguns casos, aumentamos a quantidade de comida, já em outros, substituímos por alimentos mais calóricos e saudáveis”, explica a bióloga Luana Longon Roca.
Para algumas espécies, a quantidade de comida oferecida pode aumentar em até 10%. A bióloga explica que a mudança é necessária para que o animal tenha energia suficiente para se manter aquecido nos dias mais frios.
Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), tem entrada gratuita para crianças de até cinco anos e estudantes.
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Os recintos do zoológico também passaram por adaptações para conter a onda de frio. Nos viveiros dos pássaros, por exemplo, foram colocadas lonas nas grades para conter o vento. Já na área dos primatas, há uma área totalmente coberta para descanso.
O tratador Paulo Cibulski explica que, nas estações mais geladas, também há uma placa, colocada nas aberturas do recinto, que protege os bichos das baixas temperaturas.
“Elas são colocadas sempre no final da tarde ou em temperaturas muito baixas, adaptadas de acordo com os animais. Servem exclusivamente para o animal não passar frio”, conta.
Alimentação é reforçada durante o frio no zoológico de Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
No recinto onde vivem cerca de 50 micos de diferentes espécies, há um sistema de aquecimento no local onde os animais dormem.
Todos os cuidados são feitos estrategicamente para o controle da temperatura dos animais. Durante o período, o comportamento deles é avaliado de perto pelos profissionais que atuam no zoológico.
“Precisamos ver se os animais estão tremendo, observamos se no recinto há insolação, vemos se o bicho está com atividade normal, se ele está frustrado, se ele está triste. Ficamos de olho e cuidamos de absolutamente tudo”, finaliza Luana.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias