6 de janeiro de 2025

ES é o estado com maior expectativa de vida aos 60 anos entre homens e mulheres em todo o país, diz IBGE

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as pessoas no Espírito Santo que têm 60 anos vivem, em média, mais 24,8 anos. É mais do que a média nacional, que é de 23 anos a mais. ES é o estado com maior expectativa de vida aos 60 anos do país
Reprodução/EPTV
O Espírito Santo é o estado brasileiro com maior expectativa de vida entre pessoas aos 60 anos de idade. É o que mostra o estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, divulgado nesta sexta-feira (8).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de 2002. Segundo o estudo, as pessoas no Espírito Santo que têm 60 anos vivem, em média, mais 24,8 anos.
Entre os homens nessa faixa etária, a expectativa é de mais 22,5 anos de vida no estado, enquanto entre as mulheres é de mais 26,8 anos.
ES é o estado com maior expectativa de vida aos 60 anos do país
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em todo o Brasil, em média, quem tem 60 anos vive mais 23 anos (entre os homens, a média é de 21 anos e entre as mulheres, 24,8 anos).
Depois do Espírito Santo, aparecem Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul na lista dos cinco melhores estados nesse ranking.
Ranking da longevidade
Para o geriatra Gustavo Genelhu, as características do sistema público de saúde no Espírito Santo ajudam o Estado a liderar esse ranking.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
“O que eu enxergo é que no Espírito Santo a gente tem um acesso à saúde mais fácil do que em regiões menos favorecidas. É um sistema mais organizado, principalmente na parte referente à vacinação e atenção primária, que fazem muita diferença”, destacou o médico.
O Brasil vem avançando nesses dados nos últimos dez anos. Em 2014, quem tinha 60 anos no país vivia em média mais 21,9 anos.
VEJA TAMBÉM
Mesmo mais escolarizadas, mulheres ganham 21% menos que homens; desigualdade maior é na ciência, aponta IBGE
Censo do IBGE: População do ES aumenta mais de 318 mil em 12 anos e chega a 3,8 milhões de habitantes
Já no Espírito Santo, os capixabas com 60 anos tinham em média mais 23,7 anos de vida (hoje, têm 24,8 anos).
Segundo o IBGE, o estudo apresentado nesta sexta-feira (08) traz informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no País.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias