Programa Nossa Bolsa oferece vagas em 40 cursos espalhados em 14 cidades do estado. Inscrições podem ser feitas pela internet até sexta-feira (17). Professora com alunos em sala de aula
Freepik / Reprodução
O Programa Nossa Bolsa está com inscrições abertas para interessados em fazer graduação com bolsas integrais. São mil vagas oferecidas em 40 cursos distribuídos em 29 instituições do Ensino Superior localizadas em 14 cidades do Espírito Santo. Toda a mensalidade dos cursos será custeada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
As inscrições são feitas site do programa (clique aqui) e vão até às 23h59 desta sexta-feira (17). As bolsas são para cursos de medicina, medicina veterinária, direito, odontologia, farmácia, administração, arquitetura e urbanismo, dentre outros.
A lista completa dos cursos está disponível no edital . Os cursos são oferecidos nas cidades de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, e Vitória.
LEIA TAMBÉM:
Vila Velha abre processo seletivo com salário de até R$ 4,7 mil; saiba como participar
Na hora da inscrição, o candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.
Para participar, o candidato pode utilizar a nota do Enem ou então cumprir alguns dos requisitos como renda mínima (veja a lista completa ao longo da reportagem).
Como é a seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. O estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
A seleção das bolsas é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O candidato pode escolher qual ano do Enem usar na seletiva. Além da nota o interessado também deve ter renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio.
Quem pode concorrer as bolsas?
Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
Sisu
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.629 vagas em cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As oportunidades são para os dois semestres letivos e estão distribuídas em 57 cursos de graduação de 21 campi da instituição.
Já a A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para os dois semestres letivos de 2025, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus.
As notas do Enem foram divulgadas nesta segunda-feira (13) e as inscrições para o Sisu começam nesta sexta-feira (17).
Serviço
Programa Nossa Bolsa
Inscrições abertas até às 23h59 de sexta-feira (17)
Para se inscrever é só acessar o site da Fapes
Dúvidas? E-mail: programanossabolsa@fapes.es.gov.brou no WhatsApp (27) 99824-6168 (atendimento em dias úteis no período das 09h às 18 horas)
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo