28 de dezembro de 2024

Escola municipal de Miguelópolis, SP, tem aulas suspensas após cobra ser encontrada em sala de aula

Suspensão das aulas aconteceu nesta terça-feira (12), após cobras peçonhentas serem encontrados na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha. Aulas na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha, em Miguelópolis (SP), são suspensas
Reprodução
A Prefeitura de Miguelópolis (SP) anunciou na tarde desta terça-feira (12) a suspensão das aulas na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha, após cobras peçonhentas serem encontrados dentro da unidade.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais da prefeitura, a diretora da escola, Rita Donizete de Oliveira, afirma que as aulas na instituição ficarão suspensas até sexta-feira (15).
De acordo com a diretora, não há ninhos de cobra dentro da escola e as medidas de limpeza devem ser realizados do lado externo, haja vista a proximidade com terrenos e com a represa do Rio Grande.
Na manhã desta terça-feira, uma cobra peçonhenta da espécie urutu-cruzeiro foi localizado em uma das salas da escola que atende alunos de 5 a 11 anos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
LEIA TAMBÉM
Crianças ficam feridas após van escolar bater em carro e derrubar poste de energia em Franca
Prefeitura de Jardinópolis reajusta valor do IPTU e revolta moradores
Nova onda de calor coloca região de Ribeirão Preto em alerta laranja, diz Inmet
Cobra venenosa é encontrada dentro de escola em Miguelópolis (SP)
Arquivo pessoal
Urutu-cruzeiro
De acordo com funcionários da unidade, essa não seria a primeira vez que cobras aparecem dentro da escola. Segundo a tia de um aluno, Luciana Oliveira Vasconcelos, na semana passada, outro animal já havia sido localizado dentro da biblioteca da unidade.
Em imagens registrados na escola, uma cobra da espécie urutu-cruzeiro aparece no canto de uma das salas. De acordo com o biólogo Antônio Bordignon, esses animais se alimentam de camundongos e ratos e podem ter procurado o local em busca de alimentos.
“Os animais aparecem por alguns fatores ambientais, às vezes alguma intervenção de obras ou algo assim que pode estar favorecendo a aparição desses animais. É importante investigar para evitar que aconteça um acidente, porque apesar de ser peçonhenta, esses animais são tranquilos, mas podem causar acidentes”, aponta.
O biólogo destaca ainda que matar animais silvestres é crime, gerando multa e prisão. A orientação, caso uma cobra seja encontrada em área urbana é procurar órgãos competentes para a condução dos animais para áreas de vegetação.
A urutu-cruzeiro se alimenta principalmente de pequenos roedores
Samuel Maria/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias