25 de setembro de 2024

Escolas municipais são pontos de troca do projeto Óleo do Bem que chega à Itápolis; veja como participar

Projeto, que tem promoção da TV TEM, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto e reciclagem do óleo de cozinha. Escolas de Itápolis serão pontos de coleta do projeto Óleo do Bem
Amanda Sanches / TV TEM
O projeto Óleo do Bem chegou à Itápolis para desenvolver ações de conscientização da população sobre como realizar, de forma sustentável, o descarte do óleo de cozinha usado gerado nas residências.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
São mais de 20 pontos de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico em todas as escolas municipais e também na Dekel, uma agroindústria com sede na cidade que é patrocinadora local do projeto, que tem ainda a promoção da TV Tem.
Para participar da iniciativa basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um ponto de coleta quando ela estiver cheia. A cada 1 litro entregue para o programa, o doador ganha 1 barra de sabão ecológico de 180g para uso na limpeza doméstica.
Escolas particulares, estabelecimentos comerciais e condomínios também podem fazer se tornar pontos de coleta do projeto. Para isso, é preciso entrar em contato pelo e-mail contato@oleodobem.com. Mais informações também estão disponíveis no site do projeto.
Projeto Óleo do Bem
Projeto ‘Óleo do Bem’ promove o descarte correto e reciclagem de óleo de cozinha que é transformado em sabão ecológico
Divulgação
Com a implantação em Itápolis, o Óleo do Bem agora está presente em 20 cidades do interior paulista, com uma rede colaborativa de mais de 670 pontos de troca de óleo usado por barras de sabão.
O trabalho de educação ambiental, coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado do projeto Óleo do Bem começou em São José do Rio Preto, em 2021, e já está em outras cidades da região: Assis, Botucatu, Lins, Pederneiras e Tupã.
Nos três anos de atuação, o projeto já reciclou mais de 140 mil litros de óleo de cozinha usado. Isso representa que mais de 3,5 bilhões de litros de água foram preservados, algo como 1.400 piscinas olímpicas cheias.
Outro número impactante é o de kg de CO2 que não foram jogados na atmosfera devido a reciclagem do óleo – são mais de 740 toneladas de CO2, o que equivale a uma frota de mais de 2.000 carros populares sem rodar durante 1 mês.
Além disso, mais de 80 mil garrafas pet que foram entregues com o óleo usado foram recicladas e a população recebeu mais de 160 mil barras de sabão ecológico, preparadas justamente com resíduo doado por milhares de pessoas engajadas na iniciativa.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias