7 de fevereiro de 2025

Escolas públicas do Paraná terão economia no uso da energia


Programa de Eficiência Energética da Copel prevê a substituição de equipamentos para reduzir o consumo de energia em 200 instituições de ensino. Duzentas escolas públicas do Paraná, selecionadas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, estão passando por visitas técnicas para diagnosticar oportunidades de economia no consumo de energia. A iniciativa, com investimento superior a R$ 40 milhões, visa substituir equipamentos antigos por alternativas mais eficientes e analisar a viabilidade da instalação de painéis solares. A expectativa é beneficiar aproximadamente 77 mil alunos, além de professores e funcionários.
De acordo com Rafael Radaskievicz, gerente do Departamento de Projetos Especiais da Copel, os ganhos para a comunidade devem ir além da economia de energia. “Ao substituir equipamentos antigos, as escolas reduzem custos de manutenção e otimizam recursos, que podem ser redirecionados para infraestrutura. Além disso, melhorias como uma iluminação adequada contribuem diretamente para o conforto e a qualidade do ensino”, explica.
A seleção das escolas foi feita por meio de uma chamada pública do PEE, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram levados em conta critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e proporção de estudantes em relação à população local. As instituições com maior consumo de energia também tiveram prioridade.
Planejamento e execução
As visitas técnicas, iniciadas em novembro de 2024, seguem até maio deste ano. Durante esse período, as equipes avaliam as condições estruturais dos telhados para a eventual instalação de painéis solares e levantam dados sobre os equipamentos elétricos existentes. Com essas informações, são elaborados projetos personalizados para cada escola, prevendo a substituição de aparelhos obsoletos e a adoção de soluções mais sustentáveis. A execução desses projetos está prevista para iniciar no último trimestre de 2025, com conclusão até 2027.
Impacto nas escolas
A Escola Municipal Professora Izabel Navarro Claro, em Santo Antônio do Paraíso, já recebeu a visita das equipes da Copel. A diretora Regiane Fortunato Rosa destaca o papel fundamental do programa na promoção de sustentabilidade. “O Programa de Eficiência Energética desempenha um papel crucial na transição para um futuro sustentável, além dos benefícios ambientais, da inovação e da sustentabilidade”, afirma.
Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, duas escolas serão visitadas em breve. A diretora da Escola Municipal Henrique Ghellere, Rosineide Alves, ressalta a importância de integrar o tema sustentabilidade à educação. “Esse projeto vai agregar aos nossos alunos educação ambiental. Iremos trabalhar com eles a questão do consumo consciente”, pontua.
Outra escola contemplada na região é a Geraldo Caldani, onde a diretora Luciana Bassani está otimista. “Esse programa é de grande importância para nossa escola e para nossa comunidade. Ele vem ao encontro das necessidades das famílias, trazendo conhecimentos e oportunidades para evoluir em relação ao uso consciente da energia”, complementa.

Mais Notícias