5 de outubro de 2024

Escolha de cidadania: mais de um milhão de idosos com mais de 70 anos votam no RS, mesmo sem obrigação legal

Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cerca de 14 mil centenários ainda estão aptos a votar. Número de eleitores acima de 70 anos aumentou cerca de 19,6% em relação a 2020. No Rio Grande do Sul, mais de 1,1 milhão de pessoas que já não precisam mais comparecer às urnas em função da idade, escolhem participar ativamente do processo democrático. São eleitores com mais de 70 anos, que já não têm a obrigação legal de votar. Para esses cidadãos, o voto não é mais um dever, mas um direito que continuam a exercer.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os 70 e 79 anos, o estado conta com 760 mil eleitores. Acima dos 80 anos, esse número chega a 280 mil, e entre aqueles com 90 a 99 anos, são quase 69 mil. Além disso, cerca de 14 mil centenários ainda estão aptos a votar (veja gráfico abaixo).
Decisão consciente
Aos 89 anos, Marly Barbosa Torres é um exemplo de quem não abre mão desse direito, mesmo sem a obrigatoriedade. De acordo com ela, “votar é uma coisa muito importante”.
“Não deixei de votar, sempre votei, com mais sabedoria, com mais objetivo, focando mais no ser humano, e vai aprendendo a observar os candidatos para poder votar sempre”, diz Marly
Marly Barbosa Torres, eleitora aos 89 anos
Reprodução/ RBS TV
Já Eva Samár Rodrigues, de 80 anos, moradora de Porto Alegre, não só participa, mas também busca inspirar as gerações mais jovens.
“É exemplo para os netos e para os jovens em geral. Às vezes, eles não querem votar. Eu acho que voto de cidadania é importante. É dever do cidadão”, afirma.
Nova geração no cenário eleitoral do RS: número de jovens com título cresce 50,5% de 2020 a 2024
Eva Samár Rodrigues, eleitora aos 80 anos
Reprodução/ RBS TV
Em relação aos últimos quatro anos, quando aconteceram as últimas eleições municipais, o número de eleitores acima de 70 anos aumentou cerca de 19,6%. Em 2020 eram 939.273‬ eleitores. Já em 2024, 1.123.467 devem ir às urnas, de acordo com o TSE.
O cientista político Augusto Neftali Corte de Oliveira destaca que estes eleitores são uma parte da população capazes de decidir uma eleição.
“[Os idosos] têm interesses específicos, opiniões específicas, que devem chegar ao espaço público para se traduzir em políticas adequadas pra esse grupo social. Tem que pensar nos seus interesses mais imediatos”, explica Oliveira.
Cidades gaúchas
Porto Alegre, a capital gaúcha, é a cidade com o maior número de eleitores acima de 70 anos em 2024, somando 170 mil. Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Canoas também apresentam números significativos, com mais de 20 mil eleitores idosos cada.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias