De acordo com quem mora na Vila dos Remédios, esse problema existe há mais de 30 anos. ‘Vai embora a dignidade’, diz mergulhador. Moradores e turistas reclamam de esgoto a céu aberto em Fernando de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Moradores e turistas reclamam dos transtornos causados por um esgoto a céu aberto na Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha. De acordo com o mergulhador Cláudio Soares, dez vazamentos de esgoto já foram contabilizados nessa região.
“Passar por essa situação é a pior coisa que o ser humano pode viver, vai embora a dignidade. A pessoa acorda e está com o esgoto na sua frente. Estamos vivendo, literalmente, nas fezes. É triste”, disse o mergulhador.
O pescador José Edson Barbosa mora na Vila dos Remédios desde que nasceu, há 38 anos. Ele contou que o problema se repete há anos, mas, nos últimos meses, a situação se agravou.
“Antigamente, isso acontecia quando havia o registro de chuva. Agora, o esgoto estoura toda semana, independente do tempo. Eu já contraí doença, tenho filhos, e aqui mora minha mãe, que é idosa. Nós precisamos pular o esgoto na porta de casa. É um absurdo”, afirmou José Edson.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O sushiman Márcio Nascimento também mora na área e relatou que o problema do esgoto existe há décadas.
“Eu moro em Noronha há mais de 35 anos e nunca mudou. A casa fica com mau cheiro. Tenho uma pousada, recebemos os turistas, e isso não é legal. Precisamos de uma solução urgente”, declarou Márcio.
O advogado Ladislau Porto está na ilha a serviço e ficou surpreso com o esgoto a céu aberto. “Na noite da quarta-feira, fomos surpreendidos com esse esgoto. A água suja rolou a noite inteira. Esse esgoto cai no riacho e desagua na Praia do Cachorro”, disse.
Esgoto a céu aberto na Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha
Ladislau Porto/Acervo pessoal
Vivaldo Dantas também é advogado e está em Fernando de Noronha pela primeira vez. O turista afirmou que não esperava encontrar com essa situação na ilha.
“Fui surpreendido com o esgoto a céu aberto entrando na casa do morador. Acho um absurdo para quem mora na ilha. Como turista, pagamos uma taxa diária e somos recebidos dessa forma. A indignação de todos impressiona porque a situação se repete, ouvi vários relatos”, contou Vivaldo.
O condutor de visitantes Emerson de Souza mora no bairro da Floresta Velha e solidarizou com essa situação que afeta os moradores da Vila dos Remédios.
“Isso é infringir a Constituição. Essas pessoas têm família, recebem turistas, isso são maus-tratos. A situação não acontece em um dia, são mais de 30 anos de problemas. Os responsáveis precisam ser penalizados”, disse Emerson.
Uma equipe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi ao local e realizou o serviço de desobstrução do esgoto. O g1 entrou em contato com a Compesa para saber quando o problema será resolvido em definitivo, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco