19 de setembro de 2024

Espaço Neurohabilitar: um exemplo de empreendedorismo na área da saúde

Liderado por mulheres, clínica se diferencia por inclusão afetiva Com todas as mudanças que aconteceram e continuam acontecendo na economia brasileira nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem se mostrado uma força motriz para o país. Passamos por uma crise econômica e de desemprego, e a busca por uma maior autonomia financeira tem levado muitas pessoas a tomarem a decisão de empreender, criando negócios inovadores e lucrativos e transformando setores inteiros.
De acordo com levantamento do Sebrae e com base nos dados do IBGE referente ao último Censo (2022), sabemos que existem 10,3 milhões de mulheres donas de negócio em todo o Brasil. São números expressivos e que mostram a força do empreendedorismo, principalmente entre o público feminino. Em Uberaba, ainda segundo os dados do IBGE publicados no último Censo (2022), as mulheres representam 51,9% da população, em uma cidade que tem, ao todo, 337.836 habitantes.
O cenário, na representante do Triângulo Mineiro, não seria diferente. Entre empresas destaque na região, temos o Espaço Neurohabilitar, uma clínica que vem revolucionando a área da saúde e inspirando também profissionais – principalmente mulheres – a seguirem o caminho do empreendedorismo.
O empoderamento feminino no ato de empreender e cuidar
Em entrevista com a Luísa Loureiro, uma das sócias do Espaço Neurohabilitar, entendemos a ligação histórica do papel da mulher com o empreendedorismo que vemos hoje com tanta força por todo o país. “Culturalmente e socialmente, as mulheres de gerações anteriores às nossas permaneciam em casa para cuidar da família enquanto os homens saíam em busca do sustento da casa”, comenta Luisa. Com o tempo, as mulheres começaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho, e assim o empreendedorismo feminino surgiu como uma continuação desse empoderamento.
Para Luisa, o empreendedorismo feminino é uma evolução da força da mulher no trabalho. “Vejo isso como uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade na gestão de serviços e aumentar a visibilidade também da força do nosso gênero”, conta ela.
As sócias Luisa Loureiro e Ana Paula Crema
GoMidia
Os desafios e superações no ato de empreender
O empreendedorismo, por si só, já é um desafio. Mas empreender na área da saúde apresenta alguns desafios específicos, especialmente para as mulheres. “O maior desafio que eu percebo é o fato de ainda sermos desacreditadas de nossas competências. Não generalizo, mas pode acontecer e acaba sendo bastante comum”, destaca Luísa, que também afirma que para superar tais desafios, é necessário ter coragem e persistência. “Se você sabe qual é seu propósito, vai descobrir caminhos viáveis para se sobressair frente aos obstáculos”, completa.
A própria Luisa começou sua jornada empreendedora enfrentando dificuldades, e uma das maiores foi conquistar a credibilidade para fazer com que as pessoas acreditassem no potencial do Espaço Neurohabilitar, onde hoje compartilha a direção administrativa com sua sócia, Ana Paula Crema. “Esses desafios dependem um pouco da cultura da cidade ou da região que se escolhe para empreender, assim como também do setor de atuação”, afirma.
Conhecimento compartilhado
A jornada das sócias do Espaço Neurohabilitar não foi fácil, e ambas enfrentaram muitos desafios, o que motivou Luisa a criar um programa de mentorias para empreendedoras. “Pensamos, por que não passar adiante a experiência que adquirimos? Por isso, ofereceremos mentorias para gestão de serviços voltados para a área da saúde, com o intuito de ajudar outras mulheres no caminho do empreendedorismo”, explica Luisa, que também compartilhou alguns conselhos valiosos para quem deseja empreender: “Confie no seu propósito e acredite que seu negócio pode fazer a diferença na vida das pessoas. Além disso, busque conhecimento e aprimoramento. Investir em uma formação profissional e buscar estar sempre atualizada sobre as novidades da área é muito importante para manter a evolução do seu negócio”, finaliza.
Espaço Neurohabilitar: um modelo de inspiração
A história que une Luisa Loureiro e Ana Paula Crema é um exemplo inspirador do poder transformador do empreendedorismo feminino com propósito. Através da dedicação, talento e compromisso com o cuidado, elas demonstram que as mulheres são capazes de alcançar grandes feitos e contribuir significativamente para o desenvolvimento da sociedade em diversos âmbitos.
No Espaço Neurohabilitar, crianças e adolescentes com deficiência encontram um espaço acolhedor voltado para a superação e para a busca de conquistas diariamente. Oferecendo serviços terapêuticos como Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Terapia Intensiva PediaSuit, Fisioterapia, Reabilitação Virtual e Hidroterapia, agrega mais qualidade de vida à rotina não só de muitas crianças e adolescentes, mas também de suas famílias.
RT: Ana Paula Crema | Crefito 4-10904 TO // Luísa Loureiro | Crefito 4-9398 TO
Rua Engenheiro Gomide, 144 – Boa Vista, Uberaba – MG
Telefone: (34) 3313-5946
E-mail: espaconeurohabilitar@gmail.com
Instagram: @espaconeurohabilitar

Mais Notícias