7 de outubro de 2024

Espalhar santinhos nas eleições é crime e já causou morte de idosa no interior de SP; entenda

Caso aconteceu durante as eleições municipais de 2012, em Bauru (SP). Mulher de 64 anos fraturou a bacia ao escorregar em impressos e morreu três dias depois. Espalhar santinhos nas eleições é crime e já causou morte de idosa no interior de SP
Leonardo Moreno/TV TEM
As ruas cobertas de santinhos e outros materiais impressos durante as eleições municipais continuam sendo uma realidade em comum em muitas cidades do Brasil. Além de serem crime, ato já provocou morte em Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Essa prática, além de infringir as leis de crimes ambientais, que preveem pena de detenção de seis meses a um ano, também pode ser considerada propaganda eleitoral no dia da votação — a conhecida “boca de urna”.
Candidatos e partidos envolvidos nessa prática podem ser responsabilizados, resultando em multas que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
Há também outro perigo escondido no derrame de santinhos pelas ruas. Por serem, em sua maioria, impressos em papel liso, os santinhos em grande quantidade podem tornar a rua escorregadia.
Nas eleições municipais de 2012, uma idosa de 64 anos morreu após sofrer complicações depois de fraturar a bacia quando escorregou em “santinhos” espalhados em frente à Escola Francisco Alves Brisola, no Núcleo Geisel.
Bombeiros socorreram a idosa no último domingo (07), após ela escorregar nos santinhos.
Gleise Keller Assunção/ Foto cedida pelo Jornal da Cidade
Na época ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, no mesmo dia a idosa precisou ser transferida para o Hospital Estadual por conta da gravidade da fratura.
A idosa já apresentava problemas de saúde e, agravados com a fratura na bacia, não resistiu e morreu três dias após o acidente.
Naquelas eleições municipais, a Prefeitura de Bauru disse ter recolhido ao menos 14 toneladas de lixo eleitoral.
Calçada da escola onde ocorreu a queda, no último domingo (7)
Reprodução TV Tem
Acidente em São José do Rio Preto
Nas eleições 2024, neste domingo (6), uma eleitora de 62 anos ficou ferida após cair em um buraco escondido por santinhos espalhados no chão em São José do Rio Preto (SP). O caso ocorreu quando a mulher chegava para votar na Escola Estadual Professor “Antônio de Barros Serra”, neste domingo (6).
Marlene Bortoleto estava acompanhada do irmão e da mãe, de 86 anos. Devido à queda, a idosa ficou com o joelho ralado. Apesar do ferimento, a mulher não precisou receber atendimento médico e conseguiu votar normalmente.
Idosa caiu em buraco escondido por santinhos em Rio Preto (SP)
Monize Poiani/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias