Censo constatou que existem 454 papagaios-de-cara-roxa na zona rural de Peruíbe e Itanhaém. O ideal seria, no mínimo, 500 indivíduos da espécie, que está ameaçada de extinção no Estado de SP e é alvo de tráfico de animais. Censo foi feito para ajudar na atuação da conservação dos papagaios-de-cara-roxa no litoral de São Paulo
Davi Pasqualetti e Karina Ávila
Um grupo de especialistas em aves constatou que Peruíbe e Itanhaém, no litoral de São Paulo, possui uma população de 454 papagaios-de-cara-roxa. O censo foi realizado para ajudar na atuação da conservação da espécie, que está ameaçada de extinção no Estado e é alvo do tráfico de animais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima explicou à equipe de reportagem que se dividiu pela região com mais nove integrantes do Grupo de Observadores de Aves (GOA) de Peruíbe. Eles foram próximo do horário em que os animas se reúnem para dormir e responderam as seguintes questões:
🦜Quantos papagaios-de-cara-roxa têm na região? 454.
🧭De qual direção eles chegam? A maioria veio da própria zona rural de Peruíbe e alguns do Centro da mesma cidade.
⏱️E em qual horário? A partir das 16h30.
🌦️Em quais condições meteorológicas? Durante o outono e inverno, as aves preferem dormir em grandes bandos nas copas das árvores para se proteger. Já na primavera e no verão, elas se separam e cada casal faz o próprio ninho no oco das árvores.
🦜🦜Quantos chegam juntos? Eles chegaram a maioria em casais ou bandos de três a quatro indivíduos.
Papagaios-de-cara-roxa são visados pelo tráfico de animal silvestre e está ameaçado de extinção no Estado de São Paulo
Bruno Neri
De acordo com Bruno, a quantidade encontrada é preocupante. Para garantir a sobrevivência dos papagaios-de-cara-roxa na região, no mínimo, 500 indivíduos deveriam ter sido encontrados, já que a espécie sofre com doenças, predação e captura para tráfico de animais silvestres.
“Essa população de papagaios é uma das maiores preocupações ambientais de Peruíbe, tanto que estamos tentando decretar uma Unidade de Conservação Municipal para proteger essa espécie. Esse censo é primordial”, afirmou Bruno.
O especialista destacou que o censo de aves serve para que o Poder Público e Organizações não governamentais (ONGs) possam ter base para atuar na conservação das espécies.
Censo dos papagaios-de-cara-roxa foi realizado na zona rural de Peruíbe e Itanhaém
Bruno Neri
Tráfico de animais silvestres no Brasil
No Brasil, a pena para quem caça ou retira animais silvestres da natureza em geral é uma multa.
Apesar de não existir números consolidados sobre o tráfico internacional de animais no país. Um levantamento da ONG Freeland, com base em notícias, aponta que mais de 140 mil animais foram apreendidos no Brasil entre 2018 e 2022, além de quase 900 ovos.
Censo apontou uma população de 454 papagaios-de-cara-roxa em Peruíbe e Itanhaém
Sandra Pentristo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos