13 de janeiro de 2025

Espetáculo ‘Bibi, uma vida em musical’ chega a Manaus nesta semana

Peça inspirada na vida de Bibi Ferreira será encenada no palco do Teatro Amazonas. Atriz Amanda Acosta, que interpreta a protagonista, conversou com o g1 sobre o trabalho que está rodando o Brasil. Espetáculo “Bibi, uma vida em musical” chega a Manaus nesta semana
Guga Melgar
A vida e o legado de Bibi Ferreira, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, são revisitados no espetáculo “Bibi, uma vida em musical”, que chega ao palco do Teatro Amazonas, em Manaus, nos dias 14, 15 e 16 de junho.
Quem interpreta Bibi na montagem é a atriz Amanda Acosta. Ela, que ganhou fama nacional como integrante do Trem da Alegria, entre as décadas de 1980 e 1990, revive os dramas, amores e conquistas da artista que completaria 100 anos em 2024.
Em entrevista exclusiva ao g1, Amanda Acosta se diz inspirada por Bibi, a quem aponta como responsável para que mulheres conquistassem seu espaço no teatro.
“Muitas mulheres puderam passar, porque ela era uma inspiração. Uma inspiração de que a mulher tem os mesmos direitos que os homens e ela pode falar, ela pode trazer. Trabalhar, ela pode ser quem ela quiser. Eu me sinto representada pela Bibi Ferreira.”
Com as portas abertas, Acosta pôde ter seu primeiro contato com a atriz em 2006, ano em que viveu a personagem Eliza Doolittle na montagem paulista de ‘My Fair Lady’, mesmo papel que Bibi Ferreira fez na primeira encenação brasileira da peça americana.
“Ela foi assistir, ela assistiu o My Fair Lady, ainda bem que eu soube só no final, nos agradecimentos que ela estava lá, eu comecei a chorar quando eu soube, ela foi depois lá embaixo falar com a gente, pegou nas minhas mãos e elogiou muito o meu trabalho, fiquei extremamente emocionada”, relembra a atriz.
Amanda Acosta interpreta Bibi Ferreira.
Divulgação
Turnê nacional
Manaus é uma das cinco cidades a receber a nova turnê de “Bibi, uma vida em musical”, que também passou por Vitória (SP), João Pessoa (PB), São Luiz (MA) e Belém (PA).
Para Amanda Acosta, a experiência em levar a história da artista centenária para várias partes do Brasil tem gerado uma troca positiva entre a atriz e o público.
“Tem sido maravilhoso, eu tenho visto os teatros lotados, que as pessoas estão indo ao teatro, que coisa boa. E a história da Bibi é a história de uma trabalhadora brasileira, é a oportunidade que a gente tem também de mostrar, como eu disse na outra resposta, de mostrar os bastidores também da vida de um artista”, revela a atriz.
O musical
‘Bibi, uma vida em musical’ tem texto de Artur Xexéo e Luanna Guimarães e direção geral de Tadeu Aguiar. O musical reúne 18 atores em cena. Sob direção musical de Tony Lucchesi (‘A Cor Púrpura’, ‘Eu não posso lembrar que te amei–Dalva e Herivelto’) o elenco interpreta 33 canções. Cinco delas foram criadas especialmente para o espetáculo, com letra e música de Thereza Tinoco.
O espetáculo terá três sessões na capital amazonense. Nos dias 14 e 15, a montagem terá início às 20h, já no dia 16, a peça inicia às 18h Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Amazonas e de forma on-line, no site shopingressos.com.br.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias