20 de outubro de 2024

Estação de pesquisa da Lapa estuda novas variedades de frutas no Paraná

Local conta com vitrine de frutíferas; produtores podem ir até a estação para tirar dúvidas e compartilhar informações. Estação de pesquisa da Lapa, no Paraná, estuda novas variedades de frutas
A estação de pesquisa da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realiza estudos sobre variedades de frutas. O objetivo é ver como a produção pode melhorar, com novas podas, adubos e formas de colheitas.
O local foi porta de entrada de praticamente todas as variedades de amoras no Paraná. As maçãs dos tipos Eva e Julieta foram desenvolvidas há cerca de 20 anos, na estação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O espaço tem uma vitrine de frutíferas de clima temperado, que é uma amostra das variedades de frutas que podem ser cultivadas na região.
Ao total, são nove espécies, com 120 variedades, entre elas: maçã, pêra, ameixa, pêssego, nectarina, uva, kiwi, amora e framboesa.
Antes da fruta ser lançada para venda elas são levadas para avaliação.
“As dúvidas normalmente são sobre condução da planta, variedades, qual é mais produtiva, relacionadas a doenças e clima”, conta Juliano de Lima Souza, agrônomo e coordenador da estação.
LEIA TAMBÉM:
Quaest em Curitiba: Pimentel tem 42% e Graeml 39%
Chuva: Inmet emite alerta de perigo de tempestade para 296 municípios do Paraná neste sábado (19)
VÍDEO: Carro sem motorista acende faróis e atropela mulher no Paraná
Um exemplo de atividade realizada na estação envolve as pêras, que são organizadas de três maneiras distintas: com um único líder, em formato de Y, ou em sistema multilíder. Dentre essas abordagens, a última se revelou a mais eficiente para a aplicação de defensivos e na colheita.
Os produtores iniciantes e experientes podem ir até a estação para aprender sobre as produções e compartilhar descobertas. O local recebe em média 2000 pessoas por ano.
O produtor que quiser pode agendar uma visita à estação, pelo e-mail est_lapa@iapar.br ou pelo telefone (41) 3622-1457.
Lapa foi a porta de entrada de praticamente todas as variedades de amoras no Paraná.
RPC/Caminhos do Campo
VÍDEO: os mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias em Caminhos do Campo.

Mais Notícias