13 de outubro de 2024

Estado aprova reabertura do Horto de Tupi para visitação a partir de segunda-feira; entenda

Reabertura vai ocorrer 43 dias após fechamento do espaço por risco de queimadas. Horto de Tupi, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
A Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), emitiu decisão favorável à reabertura da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) a partir de segunda-feira (14).
O Horto estava fechado para visitação desde 1º de setembro, por decisão estadual, frente às condições climáticas e grau de risco de incêndios florestais, por conta da falta de chuvas e ocorrências de focos de incêndio no entorno, que exigiam dedicação intensiva para evitar queimadas.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Entretanto, a avaliação das condições ainda permanecerá e, por isso, em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, o espaço poderá ser fechado novamente para garantir a segurança dos visitantes e do próprio horto.
Imagem aérea da queimada, em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Queimada próxima em setembro
Em 10 de setembro houve uma queimada em área próxima ao Horto, que não foi atingido. Uma força-tarefa trabalhou para conter as chamas.
O fogo começou por volta das 18h30, em área às margens da SP-304, e havia risco de as chamas atingirem o horto.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados; a Guarda Civil e a Sema (com caminhão-pipa) prestaram apoio. A Polícia Militar Ambiental também esteve no local, além de brigadistas do Horto de Tupi e da Raízen. Foram cerca de 3 horas para a extinção do fogo. Não houve vítimas.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Mais Notícias