19 de novembro de 2024

Estado de SP teve queda nos índices de educação básica, apontam resultados do Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Aluno participa de aplicação da prova do Saresp em escola estadual de São Paulo.
Secom/GESP
Resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados nesta quarta-feira (14) mostram que o estado de São Paulo apresentou queda nos índices de educação básica entre 2021 e 2023.
O estudo, realizado a cada dois anos, aponta que os índices ainda não voltaram ao patamar de antes da pandemia.
Confira abaixo os números do Ideb. A escala vai de zero a dez.
Redes pública e privada
Ensino fundamental
1º ao 5º ano
2019: 6,7
2021: 6,3
2023: 6,5
6º ao 9º ano
2019: 5,5
2021: 5,5
2023: 5,4
Ensino médio
2019: 4,6
2021: 4,7
2023: 4,5
Se forem considerados apenas os índices da rede pública do estado de São Paulo, os resultados são piores.
Rede pública de SP
Ensino fundamental
1º ao 5º ano
2021: 6,1
2023: 6,2
6º ao 9º ano
2021: 5,3
2023: 5,1
Ensino médio
2021: 4,4
2023: 4,2
‘Precisa de investimento’, diz especialista
Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da USP, afirma que, para chegar a números melhores, o estado precisa investir em materiais de qualidade e valorizar os educadores.
“Quando a gente tem um ensino escolar sólido, o resultado na avaliação vai ser um bom resultado, é uma consequência meio imediata. Mas quando o objetivo da educação passa a ser ir bem na avaliação — e aí os governos passam a criar mecanismos para obrigar as pessoas a treinarem para avaliação, criar mecanismos de recompensa individual —, a gente desvirtua totalmente quais são os objetivos da educação e quais são as funções sociais da escola pública”.
“O que a gente precisa é de investimento, é de material de alta qualidade. É de professoras e professores bem formados, com salários, carreiras e condições de trabalho adequadas, escolas com infraestrutura adequada. Isso é determinante nos resultados das avaliações”, destacou Fernando.
O que diz o governo de SP
A Secretaria de Estado da Educação afirmou que os resultados do Ideb reforçam o diagnóstico feito pelo governo sobre a defasagem no aprendizado e a necessidade de medidas para recuperar o déficit acumulado.
A pasta disse, ainda, que promove iniciativas para fortalecer a aprendizagem, como a recuperação semestral dos alunos.
O que é o Ideb
Segundo o Ministério da Educação, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos”, explica o ministério.

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