Jovem de 29 anos, mora em Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros da capital. Fornecimento de energia foi interrompido na madrugada desta sexta-feira (8) após incêndio numa subestação. Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros da capital
Reprodução/Internet
Após um incêndio que atingiu na madrugada desta sexta-feira (8) a Subestação Central, localizada no município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros de Macapá, 10 municípios do Amapá ficaram sem energia, entre eles, Pedra Branca do Amapari, onde mora Elisa, de 29 anos – nome fictício – que relatou ao g1 o sentimento da comunidade.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
‘Apagão’: dez municípios do Amapá ficam sem energia após incêndio em subestação
“Estamos nos sentindo no primeiro apagão, de 3 de novembro, pois ficamos sem energia desde às 4h30 da manhã. Com a falta de energia, fica crítico a falta de água. (…) Nunca estamos preparados para esse tipo de ocorrência”, disse a moradora.
A jovem trabalha numa panificadora da região e conta que a preocupação maior é em razão de perder a mercadoria que precisa de refrigeração. Além disso, ela relatou instabilidade na conexão de internet.
“Temos alimentos que podem estragar, pelo fato de serem frios. Eu trabalho em uma panificadora, onde precisamos do fornecimento de energia, de água, fora o calor que fica horrível ao decorrer do dia”, detalhou a jovem.
Panificadora fica numa área de comércio de Pedra Branca
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Apagão no Amapá completa 1 ano e expõe fragilidades no acesso a energia elétrica no estado
Em nota, a CEA Equatorial informou que o fornecimento de energia foi normalizado às 10h33 nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene, após a recomposição da linha de transmissão que atende estas cidades.
Eles disseram ainda que a distribuidora segue trabalhando para normalizar o serviço nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal e Cutias (leia a nota completa na íntegra).
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somados os 10 municípios, mais de 80 mil pessoas foram diretamente atingidas pela falta de energia. Só em Pedra Branca moram 12.847.
Novo apagão
O fogo afetou o sistema de distribuição de energia que atende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Serra do Navio, Cutias, Itaubal, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene.
Moradores da região de Ferreira Gomes registraram em vídeo o momento em que a subestação estava pegando fogo, resultando na falta de energia em vários municípios do estado (veja vídeo abaixo).
Ainda não há informações sobre os danos causados pelo incêndio.
Apagão: 10 municípios do Amapá ficam sem energia após incêndio em subestação
Leia nota na íntegra
A CEA Equatorial informa que o fornecimento de energia foi normalizado às 10h33 nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene, após a recomposição da linha de transmissão que atende estas cidades.
A distribuidora segue trabalhando para normalizar o serviço nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal e Cutias.
A interrupção do fornecimento de energia nos municípios foi causada por um incêndio que atingiu a Subestação Central, localizada no município de Ferreira Gomes, na madrugada desta sexta-feira, 8.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: