Jato CRJ900 da Delta Air Lines com 80 ocupantes capotou ao pousar. Ninguém morreu, mas equipes de resgate confirmaram 18 feridos, sendo 3 com gravidade. Causas do incidente ainda não estão claras. Passageiro filma evacuação de avião que se acidentou no Canadá
Um passageiro a bordo do voo da Delta Airlines que ficou de ponta-cabeça após o pouso em Toronto, no Canadá, gravou um vídeo mostrando a sua saída da aeronave e a de outros ocupantes.
“Estar vivo é uma ótima sensação hoje”, escreveu o homem identificado como Pete Koukov em seu perfil no Instagram.
Ele fez o registro apesar da reprovação da comissária de bordo que auxiliava na saída dos passageiros: “Não faça vídeos. Abaixe esse telefone”, ela diz, pouco antes de o autor das imagens saltar em direção à pista.
Nas imagens externas, é possível ver outros passageiros em volta do que sobrou da aeronave, que perdeu as duas asas e os estabilizadores de cauda. Equipes de bombeiros já trabalhavam ao redor, jogando líquido antichamas sobre a carcaça.
Acidente de avião deixa oito feridos no Canadá
O incidente
Um avião da Delta se acidentou ao pousar no aeroporto de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira (17). Duas pessoas ficaram gravemente feridas. Uma criança foi retirada de helicóptero do local.
AO VIVO: ACOMPANHE A COBERTURA EM TEMPO REAL
FOTOS E VÍDEOS DO ACIDENTE
A aeronave, um Mitsubishi CRJ-900LR, capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos. A aeronave era operada pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.
Ainda não estão claras as circunstâncias do acidente, segundo a polícia local.
Havia 80 pessoas a bordo, dos quais 76 passageiros e quatro tripulantes —todos foram evacuados. Há 18 feridos, sendo três em estado grave. Segundo a a ministra dos Transportes, Anita Anand, uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade foram levados de helicóptero para hospitais da região.
Segundo a Delta, relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais (leia nota mais abaixo). A empresa disse que o foco é prestar assistência aos passageiros e tripulantes.
O primeiro-ministro da província de Ontario, Doug Ford, se manifestou em sua conta na rede social X: “Estou aliviado por não haver mortos após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda necessária”.
Avião acidentado em Toronto
Reprodução/Redes sociais
O aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá, informou que equipes de emergência atuam no local. As operações no aeroporto chegaram a ser interrompidas, mas foram retomadas. A Air Canada, principal companhia aérea que opera no local, pediu para que os passageiros com voos de e para Pearson verifiquem a situação do mesmo antes de sair de casa.
Em uma imagem, a aeronave aparece capotada na pista, com as asas quebradas.
Avião da Delta é visto de ponta-cabeça em pista do aeroporto Toronto Pearson, no Canadá
Arlyn McAdorey/Reuters
Havia neve no momento do pouso. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava de vento de até 65 km/h. A temperatura era de aproximadamente -8,6°C.
O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá afirmou que está enviando uma equipe para investigar o incidente.
Tim Walz, governador de Minnesota, nos EUA, de onde o voo partiu, agradeceu as equipes deresgate e disse que está em contato com a companhia aérea.
Reprodução do voo no site FlightRadar24
Reprodução
Veja nota da Delta
“O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).
Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.
A bordo do voo estavam 80 pessoas no total – 76 passageiros e quatro tripulantes.
O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.
A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis.”
CRJ900, avião que se acidentou no Canadá
Editoria de Arte/g1