7 de janeiro de 2025

‘Estela, Tati e Corintiano’: bezerros trigêmeos nascem em sítio do Sul de Minas; entenda caso raro

“Pitanga” deu à luz a três bezerros em Conceição do Rio Verde (MG). Caso é considerado como raro e é conhecido como freemartinismo. Bezerros trigêmeos nascem em caso raro em sítio no Sul de Minas
Qual seria sua reação ao ver que uma vaca dando à luz a bezerros trigêmeos? O caso raro aconteceu esta semana no Sul de Minas, quando três bezerros nasceram da gestação da vaca Pitanga, no sítio Recanto dos Palmares, em Conceição do Rio Verde (MG), pegando até mesmo o responsável por ela de surpresa.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Antes do nascimento dos bezerros, a gestação de Pitanga preocupou Djenaro Alcântara logo no início, quando ela passou a emagrecer muito rápido. Por conta disso, o proprietário chamou um veterinário para examinar a vaca. Durante o ultrassom, no entanto, não foi possível identificar a quantidade de bezerros que ela daria à luz.
Bezerros trigêmeos nascem em sítio do Sul de Minas; entenda caso raro
Arquivo Pessoal / Djenaro Alcântara
“Quando o primeiro nasceu foi normal. Mas, quando apontou o segundo, eu acabei ajudando, pois a vaca estava debilitada. Logo após o nascimento do segundo imediatamente apareceu o terceiro e eu acabei ajudando outra vez”, disse, e brincou: “Eu até olhei para ver se tinha mais algum bezerro”.
“Logo após, liguei para o veterinário que veio até o sítio e passou alguns medicamentos à base de cálcio para Pitanga”, completou.
Mesmo com os medicamentos, o primeiro leite pós-parto, chamado colostro, não foi o suficiente para Pitanga amamentar os três. O proprietário foi a uma fazenda próxima ao seu sítio, onde eles congelam o colostro. Foi onde ele conseguiu alimentar os animais.
“Eu vou revezando os animais, cada hora eu coloco um com a Pitanga, enquanto os outros dois eu dou na mamadeira, e vou repetindo esse ciclo”, explicou.
Os mais novos integrantes do Sítio Recanto dos Palmares já receberam seus nomes: as duas fêmeas foram chamadas de Estela e Tati, e o macho recebeu o nome de Corintiano.
Bezerros trigêmeos
Os bezerros da Pitanga são frutos de uma inseminação artificial feita pelo próprio dono da vaca. O caso é considerado como raro e é conhecido como “freemartinismo”, uma anormalidade própria dos bovinos que ocorre em nascimento de bezerros gêmeos. (Entenda mais abaixo)
Em casos assim, as fêmeas nascem inférteis. Já os machos podem reproduzir, mas precisam passar por tratamento com especialista, de acordo com o veterinário Gabriel Carvalho, que acompanha os trigêmeos.
Bezerros trigêmeos nascem em sítio do Sul de Minas; entenda caso raro
Arquivo Pessoal / Djenaro Alcântara
“As fêmeas não podem ser utilizadas com fins reprodutivos, pois já nascem inférteis. Porém, nada impede que sejam direcionadas para engorda, com foco na produção de corte, apesar dela ser uma bezerra de leite e não vai ser designado a essa função. Já os machos, podem ser utilizadas na reprodução, porém, com necessidade de avaliação da fertilidade e também podem ser destinados para a produção de corte”, pontuou o veterinário.
O que é freemartinismo?
Conforme Gabriel Carvalho, o freemartinismo é uma anormalidade sexual própria dos bovinos, que ocorre em nascimentos de bezerros gêmeos de sexos diferentes. Nesses casos, a fêmea é a afetada, quando a membrana é dividida pelos dois animais no desenvolvimento durante a gestação.
“Isso faz que os dois bezerros utilizarem a mesma placenta. Ai quando se dá essa ligação entre a membrana e a placenta, há trocas de informações genéticas entre os dois, principalmente, a mistura de genética sexual e hormônios. Nisso, se dá o desenvolvimento do sexo do outro. Ou seja, a fêmea passa a ter características sexuais masculinas e pode até ser infértil. Ai falando no macho, ele também recebe informações genéticas da fêmea, porém a porcentagem é muito baixa que não chega afetar a fertilidade dos machos”, explicou o veterinário.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias