24 de setembro de 2024

Estoque de vacinas contra Covid para adultos esgota na cidade do Rio

De acordo com a prefeitura, só há doses para bebês e crianças. Últimas 500 doses foram aplicadas no sábado (13). Vacinação conta a Covid-19
Reprodução Banco de Dados
A prefeitura do Rio de Janeiro informou que as doses para adultos da vacina contra a Covid estão esgotadas. As últimas 500 doses foram aplicadas durante o Dia D da vacinação, no último sábado (13).
Ainda há doses para bebês e crianças, que estão disponíveis em unidades de saúde da capital.
Em todo o estado do Rio, em 2024, foram registrados quase 50 mil casos da doença, com 280 mortes. A maior parte é na capital, com quase 27 mil diagnósticos e 66 mortes confirmadas.
Os números não se comparam aos da pandemia, mas ainda preocupam alguns cariocas, como o seu José Gurgel e a esposa Maria Fernandes. Ela não está com a vacinação completa e não conseguiu se imunizar nesta segunda (15) em um posto de saúde da Tijuca, Zona Norte do Rio.
“Acho que deveria ter cuidado com isso porque a gente precisa da vacina”, afirma a idosa.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que a interrupção já estava prevista por conta das novas cepas do vírus que circulam no Brasil e que, para enfrentar a mutação do vírus, são necessárias vacinas atualizadas. O Ministério da Saúde negocia com fornecedores a compra de novas doses.
A orientação para quem ainda não se vacinou é aguardar a atualização do estoque. Segundo o secretário Daniel Soranz, a prefeitura vai seguir o calendário federal.
“É natural que todas as doenças respiratórias que são protegidas com vacina aconteçam dessa maneira. Assim acontece com a vacina da gripe, com uma atualização todo ano e certamente vai acontecer com a covid”, afirma o secretário.

Mais Notícias