25 de dezembro de 2024

Estrangeiros contratados crescem 88% em 4 anos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Criação de vagas formais para estrangeiros subiu de 273 para 515 de 2020 a 2023. Cresce nº de trabalhadores estrangeiros em empresas das regiões de Campinas e Piracicaba
As regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) apresentaram crescimento de 88% entre 2020 e 2023 no número de estrangeiros contratados com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Contratação de estrangeiros:
2020: saldo positivo de 273 contratações
2023: saldo positivo de 515 contratações
Os números são referentes às dez maiores cidades de cobertura da EPTV, afiliada da Globo: Campinas, Piracicaba, Limeira (SP), Indaiatuba (SP), Sumaré (SP), Americana (SP), Hortolândia (SP), Santa Bárbara D’oeste (SP), Mogi Guaçu (SP) e Valinhos (SP).
Neste ano, até maio de 2024, as contratações de estrangeiros apresentam saldo positivo de 241 novas vagas. Veja dados ano a ano de 2020 a 2023:
Desafios para estrangeiros
Apesar do saldo positivo, Viviane Pessoa, pesquisadora da Unicamp que trabalha com pesquisas sobre imigração no Brasil, aponta que ainda é preciso avançar na inserção do imigrante ao mercado de trabalho. Além disso, ressalta a necessidade de um olhar mais atento sobre os imigrantes em situação de vulnerabilidade.
“Há denuncias de trabalhos análogos à condição de escravo e exploração do trabalho infantil. As mulheres muitas vezes são colocadas em posição de cuidado ou propostas de trabalho que não correspondem ao que elas já foram qualificadas lá fora”, explica a pesquisadora.
Bom exemplo
Bernardino trabalha em uma incorporadora em Indaiatuba
Reprodução/EPTV
Bernardino, cidadão angolano que vive no Brasil desde os 13 anos, rompeu a barreira da idioma, fez o ensino médio e a faculdade e passou a trabalhar em uma incorporadora de Indaiatuba (SP).
“Eu vejo que muitos estrangeiros precisam ter a oportunidade para mostrar que são capazes de se desenvolver e serem melhores do que aquela imagem inicial que se tem. E eu tive essa oportunidade, tenho até hoje e eu procuro valorizar sempre e busco que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu”, conta Bernardino.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias