Departamento informou que estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento dos bairros. Por causa do ocorrido, alguns bairros da região metropolitana podem ser afetados.
Divulgação
Uma estrutura elétrica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) foi alvo de um incêndio, nessa segunda-feira (24), e deixou seis bairros com o abastecimento comprometido (veja lista de bairros afetados abaixo).
Segundo o DAE, o problema foi detectado no Booster do Parque São João e agora as equipes investigam as causas do incêndio para restabelecer o funcionamento do equipamento.
O booster é essencial para garantir a distribuição de água para os seguintes bairros:
Dom Diego
Engordador
Jardim das Oliveiras
Ipanema
São João
Unipark
Durante a manutenção, o departamento informou que estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento dos bairros afetados. No entanto, ainda não foi informado quando o sistema deverá ser normalizado.
A Guarda Municipal também intensificou as rondas em pontos do sistema de abastecimento.
LEIA MAIS:
Desvio de água, ‘supercola’ e pedra nos canos: atos de vandalismo impedem o abastecimento em Várzea Grande (MT)
Sequência de vandalismo
Atos de vandalismo são registrados nas estações de abastecimento de água em Várzea Grande
Em janeiro, uma sequência de atos de vandalismo registrados também comprometeram o abastecimento de água para vários bairros de Várzea Grande. Entre os casos registrados estavam o desvio de água, destruição de canos usados na distribuição e até ‘supercola’ nos cadeados das estações para impedir a entrada de funcionários.
Na época, o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) informou que os crimes foram denunciados à Polícia Civil para investigação e identificação dos autores.
No dia 16 e de janeiro, criminosos invadiram o reservatório de água localizado no Loteamento Santa Bárbara, no Bairro Parque do Lago. Na primeira invasão, os tubos e conexões do reservatório foram quebrados, resultando no vazamento completo da água armazenada.
Após a primeira ocorrência, o DAE realizou a instalação de um registro no reservatório para impedir vazamentos em caso de novas invasões. Durante o segundo incidente, os vândalos arrombaram a porta do local, quebraram os canos novamente, interrompendo novamente o abastecimento.
Na noite do dia 22 de janeiro, o DAE realizou uma manobra para abastecer o Bairro Costa Verde. No entanto, no dia seguinte, constatou-se que a água estava muito fraca e não estava chegando até as casas. Após inspeção, foi identificado que o Bairro Santa Cecília também estava recebendo a água direcionada devido a uma manobra irregular de desvio feita por terceiros.