Ana Júlia tem 18 anos e contou que ficou com medo de não conseguir chegar a tempo, por causa do ônibus e, por isso, saiu com antecedência de casa. Ana Júlia, de 18 anos
Jardes Johnson/g1
Para não perder o horário, a estudante Ana Júlia de 18 anos chegou mais de três antes dos portões fecharem e foi a primeira candidata a chegar na Universidade Unic, em Cuiabá, neste domingo (10), para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Ao g1, ela contou que teve que ir mais cedo porque ficou com medo de não conseguir chegar no horário pela demora do ônibus.
“Fiquei com medo de não passar o ônibus, porque ontem mesmo vi que as frotas estavam reforçadas, mas quando cheguei no ponto, não estava passando ônibus de jeito nenhum”, contou.
O g1 tentou contato com a Prefeitura de Cuiabá, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Ana Júlia, que mora no bairro Santa Terezinha, relatou que a linha de ônibus disponível para ela estava demorando muito, o que a fez temer chegar atrasada.
“Eu e mais um rapaz estávamos esperando há duas horas, e o ônibus demorou muito para passar. Graças a Deus, consegui chegar a tempo”, complementou.
A candidata ainda contou que planeja cursar Letras e disse que pretende conseguir uma nota boa para conquistar a vaga no ensino superior. “Meu objetivo é Letras, para lecionar, principalmente. Esse é meu maior sonho”, concluiu.
🤔 O que levar no Enem
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Enem 2024: o que pode e o que não pode levar para a prova?
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
⚠️ O que não pode no Enem
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.