17 de novembro de 2024

Estudante leva ventilador de casa para suportar calor durante as aulas em escola pública

Colégio Militar Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, não tem climatização, por isso pais e alunos reclamam da situação. Seduc diz que elabora projeto para a unidade escolar. Estudantes sofrem com calor em escola sem ventilação, em Taquaruçu
Estudantes do Colégio Militar Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, estão sofrendo com o calor já que as salas não possuem ventiladores ou ar-condicionado. Uma das alunas resolveu levar um ventilador de casa para amenizar o clima abafado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Sofia Rodrigues, de 14 anos, foi quem teve a iniciativa de tentar se refrescar com o aparelho de casa e também ajudar os colegas, que reclamam que o calor prejudica o desempenho em sala de aula.
“Não só eu, mas como vários alunos não estão conseguindo ter um bom desempenho. A escola tem ótimos professores, ensino excelente, só que por conta do calor, nós não estamos conseguindo evoluir de uma certa forma. Não estamos tendo um bom desempenho por conta do calor”, disse a estudante.
A mãe de Sofia, Leiliane Rodrigues, que é professora, fica preocupada com a filha, já que o mês de setembro é conhecido pelas altas temperaturas na capital. Nas últimas semanas, o termômetro chegou a passar dos 40°C no estado.
“Nesse clima que a gente tá vendo que Palmas está no ranking da primeira cidade mais quente do país e as crianças estudando nessas condições. Minha filha molha a camisa para conseguir assistir aula”, reclamou a mãe.
Aluna levou ventilador para a escola
TV Anhanguera/Reprodução
As aulas acontecem pela manhã e à tarde, para o ensino fundamental e médio. As salas contavam com climatizadores, mas os equipamentos foram retirados porque não estavam funcionando. Segundo os pais dos alunos, o colégio já comunicou a Secretaria de Estado da Educação sobre essa situação, mas ainda não recebeu retorno.
A aluno espera que novos climatizadores para amenizar o calor na escola. “Os ar-condicionados, para ter uma estrutura melhor na escola, para conseguirmos assistir aula de uma forma mais confortável, que seja mais adequada”, pediu Sofia.
LEIA TAMBÉM:
Palmas volta a registrar chuva após quase 130 dias de estiagem
Comerciante escapa segundos antes de food truck ser atingido por árvore durante temporal: ‘Só deu tempo de pular fora’
O que diz a Seduc
Secretaria Estadual da Educação disse que elaborou um projeto de climatização para o Colégio Cívico-Militar Duque de Caxias, que inclui a vedação das janelas das salas de aula e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. O projeto está sendo finalizado e entrará em fase de licitação neste mês de setembro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias