25 de dezembro de 2024

Estudantes da rede estadual terão ônibus de graça para fazer Enem; veja o que pode e o que não pode na prova


Estado liberou uso do VEM Passe Livre no domingo (3) e no dia 10 de novembro, quando ocorrem as provas em todo o país. Imagem de arquivo mostra ônibus em avenida no Recife
Reprodução/TV Globo
Os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem)terão acesso gratuito aos ônibus do Grande Recife no domingo (3) e no dia 10 de novembro, dias de realização do exame. De acordo com a gestão, também haverá reforço na frota.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB) na quinta-feira (31) e publicado no Diário Oficial do estado nesta sexta (1º). Segundo a gestão, a medida vai beneficiar os estudantes que possuem o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Passe Livre.
Ainda de acordo com o governo, nos dois dias de prova haverá um reforço na frota de ônibus. Estarão disponíveis 919 veículos, operando em 29 linhas da região, o que resultará em 10.284 viagens ao longo do dia.
Além disso, o Metrô do Recife, que está paralisado aos domingos por causa de obras de manutenção, também vai funcionar nos dias do Enem 2024. O horário de funcionamento será das 5h às 23h.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), em Pernambuco, mais de 237 mil pessoas estão cadastradas para as provas, que acontecem em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
O que pode e o que não pode levar para a prova? Jogo testa se você está preparado
O que levar?
Documento: RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta: deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Comida: idealmente levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala;
Pode levar bolsa e mochila para o Enem, mas, uma vez dentro da sala de aplicação, a mochila deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada.
O que não levar?
Os candidatos também devem prestar atenção às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova. Confira o que é proibido nos dias da prova:
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Borracha, lápis e canetas coloridas;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Provas
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias