24 de outubro de 2024

Eu Te Explico #112: danos à saúde ou benefícios? Como os ‘chips da beleza’ se tornaram polêmica

Participam do episódio o endocrinologista Joaquim Custódio, a ginecologista Consuelo Callizo Genes e a advogada Angélica Maria Guimarães, que conta sua experiência com o uso de implante hormonal. Estão suspensas a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi divulgada no dia 18 de outubro e, desde então, entidades médicas e pacientes têm entrado em debate sobre o tema.
Os “chips da beleza” prometem ganho de massa muscular, aumento da disposição física e da libido, além de auxílio no tratamento dos sintomas da menopausa. No entanto, a suspensão da Anvisa foi adotada após denúncias apresentadas por entidades médicas e associações que alertaram sobre a crescente utilização indevida de implantes hormonais no país.
Para entender melhor o assunto, esta edição do podcast Eu Te Explico traz o apresentador Fernando Sodake em um bate-papo com o endocrinologista Joaquim Custódio, que integra a Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), e com a ginecologista Consuelo Callizo Genes, que atua como diretora do Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh).
Quem também participa é a advogada Angélica Maria Guimarães, que conta sua experiência com o uso de implante hormonal.
🎧 PODCAST: ouça mais episódios do Eu Te Explico
Joaquim Custódio integra a Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do Cremeb
g1 BA
💡 ENTENDA – O chamado “chip da beleza” é um tipo de terapia hormonal para fins estéticos. O uso do dispositivo também está vinculado a tratamento de sintomas da menstrução e menopausa. Os chips já eram proibidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pelos riscos à saúde (clique e saiba mais).
O endocrinologista Joaquim Custódio explicou que, desde 2021, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) questionou a Anvisa sobre a regulamentação e o uso desses implantes no Brasil.
Em seguida, outras entidades engrossaram o coro para criação de uma plataforma capaz de receber denúncias.
“A Anvisa percebeu se tratar de um problema que estava ganhando proporção e decidiu pela suspensão da manipulação hormonal para implantes no Brasil”.
Joaquim reforça ainda que “não existe indicação de uso de hormônio para fins estéticos”.
A ginecologista Consuelo Callizo Genes defende o uso seguro dos implantes hormonais com acompanhamento médico e critica a decisão da Anvisa. Ela discorda do uso do termo “chip da beleza” e considera equivocado proibir a administração de hormônios por meio dos implantes, quando o ideal é regulamentar a prática.
“Trabalho há 30 anos e tenho pacientes que estão muito bem. Uso há mais de 10 anos para menopausa e sou muito feliz. É algo que ajuda muito as mulheres.”, comentou.
Consuelo Callizo Genes é ginecologista e diretora médica do Ceparh
g1 BA
‘Chip da beleza’: Anvisa suspende manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados
Prescrição equivocada é o problema, diz paciente
Advogada Angélica Maria Guimarães conta sua experiência no podcast Eu Te Explico
g1 BA
No caso da advogada Angélica Maria Guimarães, o uso dos implantes hormonais teve início em 2004, e não tem ligação com estética, e sim, por cuidados ligados à saúde. Diagnosticada com osteoporose, após alguns exames foi descoberto que a doença era causada por um problema no intestino, que causava má absorção de substâncias e nutrientes.
Depois de tentativas de tratamento sem eficácia, ela passou a utilizar um implante hormonal que ajuda a absorver melhor a medicação. Sempre acompanhada de médicos e com constante monitoramento da saúde, Angélica se sente segura no uso do implante.
Durante a pandemia, por conta do isolamento social, Angélica passou seis meses sem utilizar os hormônios. Sem esse amparo, acabou com uma fratura no quadril que trouxe uma deficiência física permanente.
“Me parece que há preocupação dos órgãos de fiscalização por uma prescrição equivocada. Vejo que minha utilização há 20 anos só trouxe benefícios”, completou.
O uso indiscriminado, é válido ressaltar, sempre traz riscos. Segundo a Anvisa, entre os principais efeitos colaterais e riscos associados estão:
Elevação do colesterol e triglicerídeos no sangue;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral (AVC);
Arritmia cardíaca;
Crescimento excessivo de pelos em mulheres;
Queda de cabelo;
Acne;
Alteração na voz;
Insônia;
Agitação.
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Siga o Eu te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🎧 Veja trechos do episódio #112 do Eu Te Explico
‘Não existe indicação de uso de hormônio para fins estéticos’, afirma endocrinologista
Ginecologista critica decisão da Anvisa de proibir uso de implantes hormonais manipulados
‘Milhares de mulheres necessitam por questão de saúde’, afirma advogada sobre implante
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico
Podcast Eu Te Explico
Produção: Giulia Marquezini
Edição: Natally Acioli
Coordenação: Eder Luis Santana
Roteiro e apresentação: Fernando Sodake

Mais Notícias