10 de janeiro de 2025

Eu Te Explico #121: ‘Falam que a axé music morreu, mas a música baiana é viva’, diz Armandinho na celebração pelos 40 anos do ritmo


Artista é instrumentista e compositor com mais de 60 anos de carreira O podcast Eu Te Explico começa, nesta quinta-feira (9), uma série de episódios focados em carnaval e nos 40 anos da axé music. Até o final da folia de Momo, serão discutidos temas relevantes com personalidades que conhecem as alegrias, dificuldades e desafios desse cenário cultural que representa parte da cultura baiana. O primeiro convidado do apresentador Fernando Sodake é o instrumentista e compositor Armandinho Macêdo, de 71 anos.
🎧 PODCAST: ouça mais episódios do Eu Te Explico
Filho de Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico na década de 50, Armandinho é instrumentista e compositor com mais de 60 anos dedicados à música. Ele faz parte de uma família que revolucionou o modo de curtir o carnaval: da fobica ao caminhão com potência sonora suficiente para animar festas em diferentes lugares do mundo.
“É uma paixão”, afirma Armandinho, quando o assunto é trio elétrico.
Armandinho Macêdo é convidado do podcast Eu Te Explico
g1 Bahia
Com o passar das décadas, principalmente nos anos 90, os trios se tornaram também parte de espaços privados em blocos de corda. Hoje, com o forte movimento de descer as cordas e oferecer trios para todos, Armandinho defende que a classe artística está na linha de frente desse debate.
“Os blocos são mais do empresarial. Querer tirar as cordas é coisa do artista. O artista quer o povão atrás dele, quer a multidão. Antigamente um bloco pagava o trio elétrico, hoje o bloco não se paga e depende de patrocínio grande. É muito caro”, analisa.
Outro assunto que anima Armandinho é saber que o trio elétrico é um elemento importante da força da axé music, que vai além de um ritmo musical e se consolidou na história como um movimento cultural representativo da Bahia.
“Falam que a axé music morreu, mas a música baiana é viva. Ela tá aí sobrevivendo de todas as formas e o trio elétrico é o grande palco, é a escola onde você toca para multidão”, comenta.
Armandinho Macêdo é convidado do podcast Eu Te Explico
g1 Bahia
🏆 Armandinho
Nasceu no dia 22 de maio de 1953.
Em 1964, aos 10 anos, subiu em um trio elétrico pela primeira vez. Na ocasião, seu pai criou especialmente para ele um trio elétrico mirim.
Aos 15 anos, venceu um concurso de calouros na Bahia, na extinta TV Tupi e, em seguida, foi para uma etapa nacional da competição no Rio de Janeiro e ficou em segundo lugar. O programa era A Grande Chance, comandado pelo apresentador Flávio Cavalcanti.
No final dos anos 70, Armandinho montou o grupo A Cor do Som, banda que ficou conhecida nacionalmente por unir ritmos regionais, rock e música clássica. Foram cinco discos gravados e participou de turnês na Europa e Estados Unidos.
Os músico da banda A Cor do Som acompanharam Moraes Moreira em shows depois dele ter saído dos Novos Baianos.
Armandinho tocou em mais de 20 países e acumula diversos prêmios na música.
Ele dividiu o palco e o trio elétrico com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Ivete Sangalo, Cássia Eller, Pepeu Gomes, Zé Ramalho, Baby do Brasil, Geraldo Azevedo, entre tantos outros.
Armandinho Macêdo começou a tocar na infância e se apresentou em um trio mirim feito pelo seu pai em 1964
Acervo pessoal
🎧 Ouça também…
Como começar o ano novo saindo do vermelho?
Entenda como a intolerância religiosa está ligada ao racismo
A importância das mulheres na luta antirracista
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Siga o Eu te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🎧 Veja trechos do episódio #121 do Eu Te Explico
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico

Mais Notícias