12 de outubro de 2024

Evasão de tarifa de ônibus cresce em Campinas, e Emdec tenta evitar ‘pula catraca’ com câmeras 24h; veja os flagrantes

Instalação de sistema de monitoramento por câmeras 24 horas ajudam a diminuir fraude e identificar atos de vandalismo. Emdec aposta em tecnologia para inibir ‘pula catraca’ em estações de ônibus de Campinas
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está implantando um sistema de monitoramento 24 horas nas estações e terminais do BRT de Campinas (SP) para inibir que usuários não paguem a tarifa de ônibus. As câmeras também vão auxiliar na identificação de atos de vandalismo.
Imagens do sistema de monitoramento [veja acima] mostram várias pessoas tentando acessar a estação sem pagar. Os passageiros foram identificados por um segurança e orientados a voltar e efetuar o pagamento.
No mesmo vídeo, é possível ver que o espaço reservado para cadeirantes e deficientes foi aberto, resultando na passagem de várias pessoas sem pagar.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🚌 Pesquisa da Transurc
Um levantamento realizado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) identificou aumento no número de casos de evasão de tarifa, que acontece quando pessoas não pagam o ônibus urbano.
Elas foram feitas por fiscais da instituição entre os meses de fevereiro e março de 2024 e depois repetida em julho, levando em conta todas as estações e terminais dos corredores Campo Grande e Ouro Verde.
2.274 casos em fevereiro e março
3.418 casos em julho
Os dados apontam para um aumento de 50,30% entre as duas pesquisas.
Emdec aposta em tecnologia para inibir ‘pula catraca’ em estações e terminais de ônibus de Campinas
Reprodução EPTV
🚏🧑 Impacto para a população
Segundo Wilson Folgozi de Brito, diretor de planejamento e projetos da Emdec, a prática prejudica todos os usuários.
“Nós acabamos arrecadando menos no valor da tarifa e temos que pagar o custo do serviço, o custo do serviço não diminui por conta da evasão, ele continua o mesmo”, explica.
Assim, explica que a diminuição da arrecadação pode impactar no valor do reajuste da tarifa ou do subsídio. Além disso, também há o reflexo no planejamento da rede de linhas que não vai registrar o número correto de usuários em cada viagem.
🚨 Medidas de segurança
Segundo a Emdec, equipes de segurança acompanham a central de monitoramento e qualquer irregularidade é comunicada aos profissionais em campo que realizam rondas diárias em volta das estações e terminais.
Os agentes orientam as pessoas sobre a ilegalidade em acessar os terminais sem pagar a tarifa e da importância para a manutenção do transporte. Quem for flagrado praticando o ato ilícito, é conduzido para realizar o pagamento que pode ser feito com Bilhete Único ou QR Code.
Atualmente são 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT que contam com um sistema de monitoramento por câmeras 24 horas e um reforço da segurança nos acessos nos horários de pico realizado pela Transurc.
Outro projeto que está em fase de teste é um alarme sonoro nas catracas PCD acionado remotamente a partir da Central de Monitoramento, além de uma câmera dedicada e comandos de voz. Segundo a Emdec, o sistema será implantado gradativamente em todas as estações e terminais do BRT.
As pessoas também podem denunciar pelo telefone 118 da Emdec ou 153 da Guarda Municipal.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias