8 de janeiro de 2025

Evento do interior de SP que recebeu artistas como Chico Cesar, Jorge Vercillo e Lenine antes da fama ganha documentário


Projeto conta sobre o surgimento e a trajetória de artistas no início da carreira e antes da fama ao se apresentarem em Avaré (SP). Documentário está disponível gratuitamente no Youtube. À esquerda Chico Cesar e a direita Jorge Vercillo, ambos no início da carreira e se apresentando na Fampop de Avaré (SP)
Youtube/Reprodução
Grandes nomes da música popular brasileira como Lenine, Chico César e Jorge Vercillo, já subiram ao palco de um dos maiores eventos musicais do interior de São Paulo, a Fampop, de Avaré (SP). O festival, que é símbolo cultural da cidade, ganhou um documentário em comemoração aos seus 40 anos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O documentário da Feira Avareense da Música Popular “Fampop: 40 anos de Música e História”, conta sobre o surgimento e a trajetória de artistas no início da carreira e antes da fama, que participaram de shows ou competições.
41ª da Fampop de Avaré termina neste domingo em Avaré; confira a programação
Ao g1, o diretor Waldir Bronson, contou que foi na Fampop, que Chico César cantou “Béradêro” pela primeira vez, conquistando o público durante a execução do seu cyber-aboio.
“O projeto surgiu diante do desafio de comemoração da Fampop, então eu e meu amigo Flávio nos reunimos para criarmos um projeto audiovisual que contasse toda a trajetória deste festival e as importâncias e relevâncias que ele teve para a musica brasileira e a cultura da nossa cidade”, conta.
À esquerda está Waldir Bronson e à direita o roteirista Flávio Mantovani
Waldir Bronson/Arquivo pessoal
O roteiro do projeto ficou sob responsabilidade do jornalista Flávio Mantovani, que procurou trazer os bastidores da primeira edição da feira, que foi realizada em julho de 1983, além de entrevistas exclusivas.
“Festival de Avaré marca um momento muito importante na minha vida, eu soube dele através do Lenine e, ao participar do festival entrei em contato com uma cena musical brasileira de artistas, entrei em contato com a criticas, as pessoas ficaram me conhecendo e levaram minha música, divulgaram comentaram, isso foi fundamental”, diz Chico Cesar no filme.
Chico Cesar agradece festival de Avaré (SP), por ter lhe ajudado a conquistar fãs no início da carreira
Youtube/Reprodução
O ícone Tim Maia, Bráulio Tavares, Moacyr Luz, entre outros artistas também se apresentaram na Fampop ao longo das décadas. O documentário da Fampop foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo a cultura, via edital lançado pela Secretaria de Cultura de Avaré.
A produção também envolve os nomes de Karlo Saintmann, que foi o produtor-executivo, Sílvia Beltrami, a assistente de direção, Raphael Marcusso como o cinegrafista e Sebastião Severino, responsável pela captação de áudio.
Gravações do documentário “Fampop: 40 anos de história” em Avaré (SP)
Waldir Bronson/Arquivo pessoal
Nova geração da MPB
Além dos sucessos dos anos 80 e 90, a Fampop também foi responsável por lançar artistas da nova geração da Música Popular Brasileira, como Dani Black, que foi o vencedor do festival em 2009 com a música “Oração”.
“O trabalho também busca entender a influência da Fampop para a nova geração de compositores da cena autoral avareense e nacional”, destaca Waldir.
O documentário pode ser assistido gratuitamente no Youtube e tem 50 minutos de duração.
Documentário sobre a Fampop de Avaré (SP) pode ser assistir de graça no Youtube
Waldir Bronson/Arquivo pessoal
Assista o documentário abaixo:
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias