Marcos Vinicius Oliveira de Melo se apresentou em uma delegacia nesta segunda-feira (11). Ele é suspeito de envolvimento na briga que terminou com um homem de 27 anos morto, no dia 2 de março. Briga entre torcedores em BH
Reprodução
O ex-assessor parlamentar Marcos Vinicius Oliveira de Melo, de 35 anos, se apresentou em uma delegacia e foi preso, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (11). Ele é suspeito de participar da briga entre torcedores de Atlético e Cruzeiro que deixou um homem morto, no dia 2 de março, e era alvo de um mandado de prisão desde a última quinta-feira (7).
Segundo o delegado Matheus Moraes Barros, Marcos Vinicius confessou que participou do confronto, mas as investigações ainda não concluíram se ele teve relação com a morte de Lucas Elias Vieira da Silva, de 27 anos.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), ele é suspeito de ter agredido e impedido uma pessoa de prestar socorro à vítima, que foi baleada e morreu no hospital.
“Inicialmente, o que a gente percebe, pela análise única e exclusivamente das imagens, é o crime de rixa. Mas também tem a omissão de socorro, tem o crime de rixa agravado pelo resultado morte, tem o homicídio. Isso [os crimes cometidos] somente com o fim das investigações eu posso afirmar”, disse o delegado.
Delegado Matheus Moraes Marques em coletiva de imprensa
TV Globo/ Reprodução
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Daniel Dourado Pacheco, da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Belo Horizonte, que suspendeu a liberdade condicional de Marcos Vinicius.
Ele já foi condenado a 17 anos de prisão por um homicídio praticado em 2010, também relacionado a briga de torcidas, e tinha recebido o benefício.
Por causa da participação no confronto no início deste mês, a Justiça determinou que o ex-assessor parlamentar volte para o regime aberto.
“Ele violou uma das condições desse livramento condicional, então o juiz revogou o livramento, e ele voltou para o regime aberto. […] No regime aberto, o acautelado pode trabalhar e estudar durante o dia e, no período noturno, se recolhe em estabelecimento prisional”, explicou o delegado.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Marcos Vinicius era assessor parlamentar no gabinete do vereador César Gordin (Solidariedade) e foi exonerado na segunda-feira (4).
Vereador demite assessor parlamentar suspeito de participar de briga entre torcedores em BH
Ele tinha sido admitido na Câmara Municipal de Belo Horizonte em abril de 2023, quando o César Gordin assumiu a cadeira deixada por Uner Augusto (PRTB). O parlamentar foi presidente da torcida organizada Galoucura entre 2012 e 2016.
No dia seguinte à briga, Gordin publicou nas redes sociais que demitiu o assessor.
“Não sou polícia nem Justiça para investigar ou julgar ações de quem trabalha em meu gabinete fora do seu horário de trabalho, em sua vida privada. Mas, até que todos os fatos sejam apurados e identificados os responsáveis, decidi pela demissão imediata do meu assessor que foi citado como tendo tido envolvimento na briga do final de semana”, diz um trecho da publicação.
Briga
Briga entre torcedores de Cruzeiro e Atlético deixam um morto e feridos em BH
O confronto começou por volta das 14h do dia 2 de março, quando as duas torcidas se encontraram na Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Homem morre e outros ficam feridos em briga entre torcedores de Atlético e Cruzeiro
Três homens foram baleados. Lucas Elias Vieira Silva foi encaminhado para o Hospital Santa Rita, mas não resistiu. Os outros dois foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro.
Motoboy Lucas Elias Vieira Silva morreu na briga entre torcedores em BH
Arquivo pessoal
Outro homem também foi socorrido na UPA com ferimentos provocados por barra de madeira ou ferro. Dois suspeitos foram presos em flagrante.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
i