14 de novembro de 2024

Ex-colegas de escola formados na década de 70 se reencontram no litoral de SP: ‘Emocionante’


Participantes são ex-alunos do antigo Colégio Estadual de Praia Grande (SP). Ex-colegas se reencontraram em restaurante em Praia Grande (SP)
Arquivo Pessoal
Formados há quase 45 anos, ex-colegas de escola se reencontraram em um restaurante para relembrar os tempos de adolescência em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O g1 noticiou um dos encontros das turmas há dez anos (relembre no fim da reportagem).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os participantes são ex-alunos do antigo Colégio Estadual de Praia Grande, no bairro Boqueirão. Atualmente, a unidade de ensino é chamada Escola Estadual Reynaldo Kuntz Busch.
A aposentada Sandra Toledo, de 65 anos, é uma das organizadoras do evento. Ela explicou ao g1 que os encontros são realizados anualmente desde 2013. Ela garantiu também que o sentimento é mais intenso com o passar dos anos.
“É sempre muito emocionante rever os amigos, porque a cada ano que passa a gente consegue localizar mais pessoas que a gente não vê desde a década de 70. Cada um tomou o seu rumo e quando a gente [se] reencontra realmente é muito emocionante”, afirmou.
Sandra se formou na escola em 1976, mas não reencontrou apenas os colegas de classe, pois turmas de 1972 a 79 também participam do evento. “Restringimos a 1979 porque é da década de 70”, explicou ela, acrescentando que os encontros também contam com ex-professores e funcionários.
“A parte mais emocionante é reencontrar os professores que, apesar da idade avançada, com muito sacrifício, sempre vêm. [São] muito carinhosos […]. Eles vão com muita alegria e têm a gente como filhos”, enfatizou ela.
A bancária aposentada Sônia Aparecida Lourenço da Silva, de 64 anos, também ajuda a organizar os eventos todos os anos. Ao g1, ela contou que o último encontro aconteceu no shopping da cidade, no dia 19 de outubro.
Segundo as organizadoras, o encontro contou com a presença de 80 pessoas. “A gente conversou, se abraçou, riu bastante, lembrou de tantas coisas. Foi muito bacana. São muitas histórias”, relatou Sônia.
Ex-alunos se reencontram anualmente em Praia Grande (SP)
Arquivo Pessoal
Distância
Sônia mora em Praia Grande e, por isso, encontra antigos colegas pelas ruas da cidade. O mesmo não acontece com Sandra, que atualmente vive na capital paulista. “[Há] várias pessoas que vão de outras cidades, outros estados. Temos amigas em Fortaleza, temos uma professora que mora no Mato Grosso”, explicou ela.
Entre as participantes do evento também está a prefeita da cidade, Raquel Chini (Republicanos). Para Sandra, o momento ao lado de antigos colegas é importante para refletir sobre a importância de uma educação de qualidade, pois a maioria dos estudantes fizeram grandes carreiras em diferentes áreas.
“A gente fica muito orgulhoso de saber que fizemos parte de uma geração que hoje está formada e encaminhada, mesmo estudando em escola pública”, disse.
A administradora Rosiris Cullen, de 68 anos, vive em Fortaleza há 42 anos. Apesar disso, ela garantiu que vale a pena viajar até Praia Grande todo ano.
“Fiz ótimos amigos, professores maravilhosos. Então, para mim, cada encontro é um momento maravilhoso, de muita emoção, [sendo] muito gostoso. Demos boas gargalhadas relembrando os momentos de colégio. Acho que essa iniciativa é muito válida, muito maravilhosa”, disse Rosiris.
Organização
De acordo com Sandra, as turmas possuem um grupo nas redes sociais para trocar fotos da época e outras recordações, como carteirinha escolar.
“A gente começou organizando através de um avisando o outro. Fizemos o primeiro encontro, [e] conseguimos a autorização para poder visitar o colégio, que foi muito emocionante. A partir daí a gente começou a fazer anualmente esses encontros”, explicou ela.
A visita ao prédio onde funciona a escola aconteceu em 2013, quando os ex-alunos deram um “abraço simbólico” no imóvel. De lá para cá, foram muitos encontros, inclusive com lembrancinhas que variam de medalhas até pão de mel com estampa do antigo símbolo do colégio.
Lembrança em 2018 foi um pão de mel (à esquerda). Em 2013, alguns alunos visitaram a escola (à direita)
Arquivo Pessoal
Encontro de 2014
Em 2024, as equipes do g1 e da TV Tribuna, afiliada da Globo, acompanharam o encontro dos ex-colegas.
O evento também ocorreu em um restaurante e foi repleto de emoção (assista abaixo).
Encontro reúne professores e alunos que não se viam há 40 anos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias