A preparação para a cirurgia é uma fase fundamental para o sucesso na obtenção de resultados
Crédito: Silvi Fotografia
Todas as fases que acontecem antes e após a cirurgia plástica são importantes para o resultado final e também para a preservação da saúde e bem-estar do paciente. O pré-operatório consiste na preparação para a realização do procedimento e, ao adotar alguns cuidados específicos, a cirurgia em si se torna mais segura de maneira a deixar a pessoa mais confortável durante o processo.
Por isso, confira alguns cuidados essenciais para se ter no pré-operatório:
Exames e avaliações
O cirurgião passará uma lista de exames a serem feitos antes da operação, dentre eles o de sangue, glicemia, urina, teste de coagulação, dentre outros que considere necessário para entender em detalhes sobre as condições de saúde do paciente.
Além disso, outras avaliações serão feitas desde a primeira consulta para entender as particularidades do caso, objetivos com a cirurgia e o que mais for relevante ser abordado.
Evitar álcool e cigarro
Para obter uma cicatrização efetiva no pós-operatório, será preciso se abster do consumo de álcool e cigarro por pelo menos um mês antes da data do procedimento. Além disso, esta atitude também será benéfica para uma melhor circulação sanguínea, evitando a possibilidade de necrose.
Alimentação balanceada
Ter uma alimentação balanceada e rica em fibras colaborará para o bom funcionamento do intestino e também no processo de cicatrização.
Conversa com o cirurgião
Antes da realização da cirurgia é crucial estar com as expectativas alinhadas com a equipe médica, tirar todas as dúvidas e ter muito bem entendido como vai funcionar cada etapa durante o procedimento e no pós-operatório.
O foco sempre será o bem-estar do paciente, por isso, ter tudo alinhado, as informações obtidas com as análises e os dados captados durante as consultas servirão de base para o médico conseguir realizar a cirurgia de forma segura e a recuperação seja tranquila.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108