19 de novembro de 2024

Exclusivo: Jornal Nacional tem acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo

Investigadores ouvidos pela TV Globo dizem que a análise preliminar do material indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina e que, apenas pela análise do áudio da cabine, não é possível no momento identificar uma causa aparente para a queda. Jornal Nacional tem acesso, com exclusividade, a informações do gravador de voz do avião da Voepass
O Jornal Nacional teve acesso, com exclusividade, a informações do gravador de voz do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo. A reportagem é da Gioconda Brasil.
O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa transcreveu as conversas entre o piloto e o copiloto registradas pelo CVR – o gravador de voz da cabine. São cerca duas horas de transcrição.
Investigadores ouvidos pela TV Globo dizem que a análise preliminar do material indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina e que, apenas pela análise do áudio da cabine, não é possível identificar no momento uma causa aparente para a queda.
Exclusivo: Jornal Nacional tem acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo
Jornal Nacional/ Reprodução
Ao perceber que o avião estava perdendo a sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou ao piloto o que estava acontecendo. Disse que era preciso dar potência, uma tentativa de estabilizar a aeronave e impedir a queda – o que não foi possível.
Da constatação da perda de altitude até o avião cair no chão se passou cerca de 1 minuto. Tempo em que a tripulação tentou reagir. Gritos finalizam a gravação.
Peritos da Aeronáutica analisam diálogos gravados nas caixas pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP)
O ATR 72-500 tem as hélices na parte de cima da fuselagem, muito próximas da cabine de comando. O que, segundo investigadores, provocou excesso de barulho e aumentou a dificuldade para compreender os diálogos. Mesmo assim, eles dizem que não identificaram sons de alertas característicos – como, por exemplo, da presença de fogo, falha elétrica ou de pane no motor.
Pelos dados iniciais, a formação de gelo nas asas, hipótese apontada por especialistas como uma das possíveis causas do acidente, não foi confirmada nem descartada. Tudo vai depender da análise dos registros das caixas-pretas e da combinação dessas informações.
O relatório preliminar sobre o acidente fica pronto em 30 dias. Prazo em que os investigadores esperam desvendar o contexto da tragédia, considerado hoje por eles como nebuloso.
O Tribunal de Contas da União vai realizar uma auditoria na Agência Nacional de Aviação Civil. Serão avaliadas as normas da Anac para execução de reparos em aviões, a adequação dos procedimentos de fiscalização sobre empresas de manutenção e a atuação da agência na investigação e na resposta a acidentes aéreos.
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