Os chamados precursores são paraquedistas treinados para atuar se infiltrar em e garantir a segurança para a chegada das outras tropas. Exército inaugura no Rio o primeiro Batalhão de Precursores do Brasil
O Exército Brasileiro inaugurou nesta sexta-feira (7) o 1º Batalhão de Paraquedistas Precursores do país.
A cerimônia foi pela manhã na Brigada de Infantaria Paraquedista, na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste do Rio. Participaram autoridades militares como a general Tomaz Miguel Miné Ribeiro, comandante do Exército, que viajou de Brasília para participar do evento.
Os chamados precursores são paraquedistas treinados para atuar como infiltrados em um território inimigo. São eles que preparam o terreno para garantir a segurança para a chegada das outras tropas.
“A gente tem essa capacidade de infiltrar e ir numa área específica (expedita) e transformar essa área numa área de controle seguro de tráfego aéreo enquanto os meios da Força Aérea estão chegando, os controladores estão chegando, para poder transformar aquela área numa área realmente segura de maneira permanente”, afirmou o general.
“É um dia histórico porque a gente está incrementando uma capacidade que já tinha no Exército Brasileiro. A gente agrega mais capacidade principalmente na interface com a nossa Força Aérea e no controle do tráfego”, disse o general.
Segundo o Exército Brasileiro, a criação do batalhão estava prevista no plano estratégico da corporação, sem comprometer o orçamento, nem criando cargos. o efetivo da nova unidade vem da redistribuição do Comando Militar da região.
Inauguração da Brigada de Precursores do Exército Brasileiro
Marcos Coelho/TV Globo