A idade, dependendo do procedimento estético a ser realizado, pode ser fator determinante
Crédito: Envato Elements
Realizar uma Cirurgia Plástica pode estar na lista de desejos de pessoas que estão passando pela adolescência e juventude e até mesmo por aquelas que já estão na terceira idade. Toda decisão vai passar pela análise do médico responsável para dar o aval se é recomendada ou não a realização do procedimento.
Quando se fala em cirurgias reparadoras, as recomendações podem ocorrer já com recém-nascidos até pessoas com idade adulta. No caso de cirurgias voltadas à estética, é preciso se levar diversos pontos em consideração e a idade também é um deles, visto que muitas mudanças ocorrem no corpo durante a puberdade, por isso, orienta-se esperar passar este período em certas ocasiões.
Cada vez mais crianças e adolescentes têm procurado as clínicas em busca de mudanças em relação à aparência devido a grande exposição das redes sociais, mas também pelo fácil acesso a informações que mostram as possibilidades de transformações em relação a algo que esteja incomodando ou afetando a qualidade de vida.
Em todas as idades, são requeridos exames para se entender mais sobre a saúde do paciente e se estará em condições de passar pelo procedimento. É um processo personalizado e único que será acompanhado pelo Cirurgião Plástico e a equipe para uma análise específica, afinal, é uma cirurgia que exigirá cuidados pré e pós-operatórios.
Na terceira idade isso se intensifica e a atenção é toda voltada à situação do paciente, se existe alguma contraindicação para se garantir a segurança em cada etapa da operação.
Entender as expectativas em relação aos resultados e também qual é a realidade da rotina do dia a dia do paciente fará toda a diferença também para a recomendação em relação ao procedimento estético que em muitos dos casos proporcionará um maior conforto no que se refere ao próprio corpo, investimento na autoestima e bem-estar.
Escolher um Cirurgião Plástico de confiança e que passe as orientações de maneira transparente, didática e que tire todas as dúvidas é essencial para que a experiência seja a mais tranquila possível ao paciente.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108