Terceira reportagem que mostra o caminho à nascente do Rio Amazonas, apresenta camponeses andinos que já enfrentam as alterações do clima na região. Expedição Mismi: 3º episódio mostra como camponeses andinos enfrentam alteração do clima
O terceiro episódio da “Expedição Mismi: caminho à nascente do Rio Amazonas” continua desbravando o deserto peruano em direção ao rio mais extenso do mundo. Agora, a equipe da Rede Amazônica encontra as “Guardiãs das Águas”, mulheres que preservam tradições e os segredos da natureza.
Entre elas, está Peregrina Puma, de 66 anos, presencia como os fenômenos da natureza têm atingido a região e mudado o cenário onde brota o Rio Amazonas.
Guardiões das Águas guardam tradições e os segredos da natureza.
Rede Amazônica
Seguindo viagem, a equipe chega a Chivay, capital da província de Cayloma, mas que faz parte da região de Arequipa. A cidade se tornou a base do grupo antes de seguir viagem até a foz do Amazonas.
No entanto, mesmo no deserto, a cidade, que é rodeada por diversas montanhas, tem um clima polar e, por conta das baixas temperaturas, até os animais são protegidos do frio.
Por lá, os agropecuaristas contam como enfrentam os problemas por conta da estiagem severa que atinge a região. Mas, apesar do problema, as cidades contam com projetos públicos de construção de tanques que ajudam a garantir água o ano inteiro.
Expedição Mismi viaja até a nascente do Rio Amazonas
Vídeos mais assistidos do Amazonas