25 de dezembro de 2024

Experiência do Cliente: Como fazer da compra uma jornada única? 

A experiência positiva conquista os corações dos seus clientes. Descubra como aplicar no seu negócio! Sabe quando você vai comprar algo e recebe o melhor atendimento? E isso te conquista e incentiva a falar bem daquela empresa e voltar a comprar novamente?
É aqui que as estratégias de experiência do cliente mostram que estão dando certo! Construir uma jornada de compra positiva é um desafio de cada empreendedor, seja uma empresa presencial ou digital.
Em um cenário de competição, é importante colocar seu cliente dentro da sua estratégia de venda, desde o contato até depois da venda.
Vamos descobrir por onde começar!
O que é Experiência do Cliente?
A experiência do cliente é um conjunto de ações com foco em aproximar a empresa de seus clientes durante a jornada de compra:
Pré-venda.
Venda.
Pós-venda.
Na prática, isso significa acolher seu cliente desde o primeiro contato até o suporte depois da compra. A experiência positiva do consumidor aumenta a satisfação e cria fidelidade entre empresa e cliente. Já a experiência negativa pode prejudicar a reputação da sua empresa e diminuir suas vendas.
Como aplicar em micro e pequenas empresas?
As pequenas empresas podem se beneficiar de aplicar as estratégias de experiência do cliente em diversos momentos, mas antes é preciso entender o que se deve levar em consideração.
Primeiro, é importante ter empatia pelo seu cliente, conhecer seu perfil, interagir com ele e pedir feedbacks. Ao implementar suas sugestões ele pode se sentir especial e criar laços com o seu negócio.
Em segundo lugar, é procurar atribuir valor para além da compra. Já pensou em fechar parcerias com outros negócios para garantir brindes especiais para o consumidor? Essa é uma tática infalível para conquistar seu cliente na jornada de compra!
Atendimento ao cliente: o ponto mais importante!
Esse é o ponto principal da experiência do cliente, e vai além da qualidade do seu produto ou serviço. Aqui, o que mais importa é a qualidade do atendimento no momento da compra, seja em ponto de venda, atendimento online, por e-mail ou telefone. Um bom atendimento engloba todos os detalhes que fazem a diferença para o seu público-alvo e trazem benefícios para o seu negócio:
Fidelização de clientes.
Novas vendas.
Diferencial competitivo.
Maior divulgação boca a boca.
Quais são os detalhes que fazem a diferença no atendimento ao cliente?
Agora que você já sabe por onde começar, algumas dicas podem te ajudar a transformar a jornada de vendas do seu negócio e conquistar clientes fiéis:
Experiência personalizada.
Mapear a jornada do seu cliente.
Tenha a atenção no processo de pós-venda.
Use as redes sociais para estar mais perto.
Antecipe problemas e necessidades.
Com todas essas dicas e um plano de ação, seu negócio vai se tornar especialista em experiência do cliente! Se você quer aprender mais e ver na prática como ter estratégias efetivas para melhorar o atendimento e a jornada do seu cliente na sua empresa, entre no Canal do YouTube do Sebrae/PR e veja como sua empresa pode crescer ainda mais!

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