11 de janeiro de 2025

Experiências na fruticultura indicam que a citocinina ajuda a melhorar raízes

Técnicos da Seiva do Vale e Biogrow observaram uso do hormônio no solo Experimento feito pela equipe Seiva do Vale com ocitocinina: de estrutura radicular frágil (E) até uma raiz forte (D)
Acervo/Seiva do Vale
Técnicos, consultores e produtores do Vale do São Francisco estão verificando um resultado surpreendente no uso de um hormônio na fruticultura: a citocinina está impactando positivamente no desenvolvimento de raízes bem estruturadas. A experiência tem sido acompanhada há três anos de perto por equipes da Seiva do Vale e da Biogrow desde que foram verificados os primeiros resultados positivos com o uso do Citobloom.
A citocinina já vinha sendo usada há cerca de 15 anos com aplicação nas folhas da videira com os objetivos de garantir desenvolvimento vegetativo, pegamento de fruto e alongamento e uniformidade dos cachos. O mercado já conta com outras soluções para ajudar a melhorar a condição da raiz da planta, mas esta novidade é promissora.
As equipes técnicas da Seiva do Vale e da Biogrow têm acompanhado de perto a nova forma de utilizar o Citobloom e testaram várias combinações diferentes de dose e intervalos de aplicação. A melhor combinação identificada, com os resultados mais eficientes, foi utilizar 3 litros do produto por hectare em cada aplicação, realizando três aplicações: uma sete dias antes da poda, a segunda no dia da poda, e a terceira 7 dias depois.
Raiz produz Citocinina
Naturalmente, a citocinina é produzida nas raízes da planta e transportada para a parte aérea. Até que a equipe da Seiva do Vale e da Biogrow tomou conhecimento de um produtor que fez uma aplicação não apenas nas raízes, o que já era inovador, mas também em doses mais robustas do que o tradicional. Na primeira experiência registrada, a dose era o triplo do que geralmente é aplicado via foliar.
A aplicação aconteceu no período de repouso da videira, o que permitiu que as equipes técnicas observassem o comportamento em um período novo. Os resultados estão sendo observados em curto prazo e ajudam a dar sustentação à planta e garantindo melhor absorção de nutrientes, já que as raízes são as responsáveis por esta função.

Mais Notícias