23 de setembro de 2024

Explante mamário: quando é recomendado?

Nos últimos anos, é grande o número de solicitações de explante mamário nas clínicas de cirurgia plástica
Crédito: Divulgação
Muitas mulheres têm o desejo de aumentar o tamanho dos seios e optam pela colocação de próteses de silicone que precisam ser trocadas a cada 15 anos. Os tipos podem ser variados e vão de 200 ml a 600 ml, variando de acordo com a estrutura corpórea e desejo da paciente.
Entretanto, nos últimos anos, tem aumentado o número de pedidos pelo explante mamário, que nada mais é que a retirada das próteses de silicone. A motivação para esta atitude pode ter viés estético ou ser decorrente de uma recomendação médica.
A cirurgia pode ser feita por intermédio da mesma cicatriz em que aconteceu a colocação. Uma das consequências da retirada normalmente é o aumento da flacidez da região do busto, que posteriormente pode ser ajustada com algum procedimento indicado pelo cirurgião.
Antes de qualquer decisão é importante que a paciente revele ao médico as motivações que a levaram a querer retirar a prótese, pois a partir disso será possível direcionar as ações de maneira mais certeira e realizar as avaliações com um propósito traçado.
O explante mamário em muitas ocasiões é solicitado devido ao anseio da mulher em ter um aspecto das mamas mais natural, o que tem sido uma tendência nos últimos tempos e que reflete em como os padrões de beleza mudam ao longo dos anos e é preciso sempre optar por mudanças que realmente reflitam a personalidade e prezem pelo saúde física e mental, autoestima e qualidade de vida.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108

Mais Notícias