Quadrilha especializada usou explosivos para entrar em unidade no Centro da cidade. O Grupo de Ações Táticas Especiais foi acionado para verificar possíveis artefatos deixados no local. Agência bancária é roubada com explosivos e assusta moradores de São Pedro
Era pouco mais de 3h da manhã quando dois carros chegaram na Rua Valentim Amaral, no Centro de São Pedro (SP). Nos dois veículos, estavam seis integrantes de uma quadrilha especializada em explosivos e roubos a caixas eletrônicos que atacaram uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta segunda-feira (8).
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Imagens das câmeras de segurança cedidas à EPTV, afiliada da TV Globo, mostram quando um dos automóveis para na esquina da agência do Banco do Brasil. Quatro homens descem do veículo e três deles vão para dentro da unidade, enquanto o outro, espera na rua, armado. Assista ao vídeo abaixo.
Agência bancária é roubada com explosivos e assusta moradores de São Pedro
A movimentação continua. Os homens saem e volta para a agência. Depois de alguns minutos, todos saem novamente. Alguns integrantes da quadrilha se protegem atrás do carro enquanto uma nuvem de poeira denuncia a explosão provocada na agência bancária.
Criminosos provocam explosões em agência do Banco do Brasil em São Pedro (SP)
Reprodução/EPTV
Após a explosão, a quadrilha volta para o banco mais uma vez. A partir da chegada, leva cerca de meia hora até o grupo voltar para o carro pela última vez e fugirem do local com uma quantia de dinheiro ainda não especificada pela PM. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
“Aconteceram várias explosões. Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que houve explosões mais intensas e que os criminosos entravam na agência, ao que tudo indica, colocavam explosivos, saiam e daí ocorria a explosão”, detalha o coronel Rodrigo Arena.
Antes de fugir sentido Itirapina (SP), os criminosos espalharam pregos para furar os pneus da viatura e chegaram a trocar tiros com a PM. “Nós não tivemos nenhum policial ferido e também nenhuma viatura alvejada”, afirma o coronel.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), batalhões de cidades próximas e o Helicóptero Águia foram acionados para tentar localizar os seis criminosos. A ocorrência será apresentada na Deic de Piracicaba (SP).
Agência do Banco do Brasil foi alvo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (8)
Reprodução/EPTV
Região isolada
A região central de São Pedro precisou ser isolada e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para verificar possíveis artefatos explosivos deixados para trás pelos criminosos.
Por volta das 9h, a equipe chegou a cidade e começou os trabalhos de retirada dos explosivos. No início da tarde, já não havia mais risco de explosão, no entanto, a região seguia isolada até a publicação desta reportagem para os trabalhos da Polícia Civil.
Segundo o tenente Laio, comandante do esquadrão anti-bombas do Gate, os criminosos deixaram dois explosivos na área interna do banco e uma sacola preta na área externa.
“Inicialmente, nosso explosivista atuou nessa sacola na área externa. Se tratava de restos de alimentos. Foi feito todo o procedimento padrão do Gate e, posteriormente, esse material foi entregue ao setor de perícia aqui da região de Piracicaba”, explica.
Após verificarem a sacola, a equipe analisou os explosivos que estavam dentro do banco. “Utilizamos todos os nossos equipamentos de raio-x para verificar esse conteúdo. Estando em uma situação de segurança, fizemos uma intervenção manual”, diz Laio.
O material também foi encaminhado para perícia, setor responsável pelo levantamento de dados para a Delegacia de Piracicaba (SP). Os explosivos e cordéis, de acordo com FULANO, serão levados para o Gate.
Os policiais formaram um cerco para tentar identificar os assaltantes. Segundo a corporação, o alvo dos criminosos eram os cofres do banco, que já foi alvo de ataques criminosos em 2019 e em 2018.
LEIA TAMBÉM
Quadrilha rouba agência bancária de São Pedro, SP
Agência bancária de São Pedro é alvo de explosões durante a madrugada
Agência do Banco do Brasil foi alvo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (8)
Reprodução/EPTV
O que diz o BB
O Banco do Brasil (BB) informou, em nota, que colabora com as investigações policiais e atua para regularizar o atendimento “no menor tempo possível em casos deste tipo”.
A orientação é que clientes e usuários da agência afetada usem o atendimento via aplicativo ou recorram às agências próximas.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba