Yoshitaka Amano é um artista japonês, ícone da cultura gamer e ficou conhecido por ter criado os personagens de um dos jogos de vídeo game mais famosos do mundo. Exposição em SP apresenta mais de 90 criações de um dos ícones da cultura gamer mundial
Reprodução/TV Globo
Em São Paulo, uma exposição apresenta mais de 90 criações de um dos ícones da cultura gamer mundial.
Quem não é do universo de jogos eletrônicos pode até não conhecer o autor dessas obras, mas dificilmente vai sair dessa exposição sem se impactar com as pinturas e os desenhos dele.
“É muito eclético, vai das histórias em quadrinhos a quadros pintados, tem um quadro dourado ali maravilhoso. Ele usa materiais diferentes, muito legal, eu não conhecia”, afirma a empresária, Silvana Abramovay.
Quem é fã de ilustrações e games, vai para uma exposição como essa e pira.
“Vendo de perto é como se você tivesse um contato com o traçado dele, com cada rabisco, com cada rascunho, a gente quase que enxerga um pouco da alma do artista aqui, vendo essa obra bem de perto. Então é muito inspirador”, pontou o ilustrador, Jeffrey Haiduk.
Yoshitaka Amano é um artista japonês, ícone da cultura gamer e ficou muito conhecido por ter criado os personagens de um dos jogos de vídeo game mais famosos do mundo. Ele também fez representações próprias de personagens consagrados, criou uma personagem para falar de feminilidade, inocência, e foram muitas outras obras em 70 anos de carreira.
“Falar de anime dos games do qual faço parte é universal. Falo com gerações e percebo que todas as gerações entendem a minha linguagem, a minha obra”, pontou Yoshitaka Amano.
Foi assim que surgiu o universo na visão do Yoshitaka Amano. Uma obra de 7 metros de largura inspirou organizadores da exposição em São Paulo a surpreenderem o próprio artista, como uma sala imersiva. Nela, os elementos de 12 quadros diferentes aparecem juntos, animados, com trilha sonora e dão uma outra dimensão para essas obras.
“Filmei, fotografei e foi pouco ainda. A gente se sente no ar, flutuando”, contou a empresária, Sandra Aliprandini.
Mais de 90 obras vieram do Japão para a primeira exposição de Yoshitaka Amano na América Latina.
“O Amano concebeu os designers desses personagens e pra quem jogou molda o seu caráter, você se inspira neles, você aprende com eles, aprende com a história deles. Então eles marcam muito. A gente pode ver que o público que visita, que conhece ele, acaba ficando muito cativado porque são personagens que fazem parte da história dele de toda forma”, destacou o curador da exposição, Antonio Curti.