Todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita entre os dias 7 e 12 de janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Museu do Estado do Pará receberá programação do Preamar.
Cláudio Santos/Agência Pará
A partir desta segunda-feira (6) até o dia 31 de janeiro ocorre em Belém o Preamar Cabano, uma programação diversa e gratuita, com exposições, oficinas e palestras em alusão à Revolta dos Cabanagem.
A fundação de Belém, que comemora o aniversário de 409 anos no próximo dia 12 de janeiro, também será destaque no Preamar, gratuito e aberto ao público.
Memorial da Cabanagem em Belém.
Agência Pará
Considerada uma das principais revoltas populares realizadas no Brasil, a Revolta da Cabanagem ocorreu entre 1835 e 1840, com a presença de forças reacionárias na então província do Grão-Pará após a proclamação da independência do Brasil.
Entre os dias 7 e 12 de janeiro, todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita, segundo o órgão. São eles:
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas;
Forte do Presépio;
Museu de Arte Sacra;
Museu do Círio;
Museu da Imagem e Som;
Palacete Faciola;
Memorial Amazônico da Navegação;
Museu de Gemas;
Memorial da Cabanagem;
Memorial Verônica Tembé;
Cemitério da Soledade
e Museu do Marajó.
Programação Preamar Cabano
O Preamar inicia na segunda-feira (6), com a abertura da exposição “Povo Cabano: Registros documentais do Arquivo Público”, no Arquivo Público do Pará, localizado no bairro Campina, e segue até 31 de janeiro, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Palacete Faciola.
Leandro Tocantins/Agência Pará
Nos dias seguintes, terça (7) e quarta-feira (8), ocorrerá a oficina “Leitura e análise de documentos da Cabanagem”, com os professores André Lima, Danielle Moura e Michelle Barros de Queiroz. A ministração será no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, das 9h às 12h.
Ainda na terça-feira (7), ocorre a aula visita e roda de conversa no salão transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). A palestrante será a professora Edilza Fontes, historiadora e secretária adjunta da Seirdh, das 9h às 12h.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Na quinta-feira (9), às 18h30, será exibido, na programação do canal público do Pará, o curta-metragem “A Cabanagem”, da Secult, feito originalmente para video mapping, com técnicas de animação 2D, 3D e motion design, projetado sobre o Palácio Lauro Sodré, que abriga o MEP.
A animação tem direção de Cássio Tavernard e VJ Lobo. O lançamento ocorreu em 2020, na semana da cabanagem. A Secult também lançou o livro “Memórias da Cabanagem”. O livro e o curta estão disponíveis no portal do órgão, na aba downloads.
No domingo (12), das 9h às 12h, o MEP receberá a aula pública na sala da Conquista, integrando também o Museu de Arte de Belém (MABE) e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além de uma feira de livros em parceria com a Seirdh. A professora Edilza Fontes será a palestrante.
No mesmo dia também será lançada nas redes sociais e no portal da Secult mais um episódio da série Obra Comentada. Desta vez, sobre o “O Altar-Mor da Igreja de Santo Alexandre”, um vídeo explicativo.
Ainda no dia 12 ocorrerá a abertura da exposição “Encontros”, a qual aborda a figura do caboclo plácido e o encontro com a Santa. A abertura será às 10h, no Museu do Círio.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.