De acordo com secretário de Saúde, foram aplicadas 3,6 mil doses em 20 dias. Extrema reforça vacinação de combate à febre amarela
Extrema (MG) intensificou a vacinação da população após a confirmação da morte pela doença de um homem de 21 anos que trabalhava na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O local da contaminação ainda está em investigação, uma vez que a vítima morava em Bragança Paulista (SP) e também e teria passado dias em Joanópolis (SP), no final de 2024.
A morte, que aconteceu em 18 de janeiro e teve sua causa confirmada no início de fevereiro, foi a primeira morte por febre amarela em Minas Gerais este ano. Outro caso de febre amarela na região foi confirmado em Camanducaia, em um homem de 65 anos.
Reforço na vacinação
Prefeitura de Extrema usa Vacimóvel para ampliar cobertura vacinal contra a febre amarela
Prefeitura de Extrema/Divulgação
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no painel de vacinação de rotina, até o momento foram aplicadas 135 doses da vacina em Extrema, neste ano, mas de acordo com o secretário municipal de Saúde, André Borges, foram aplicadas 3,6 mil doses em 20 dias.
“A nossa meta é chegar próximo a 100% de cobertura, afirmou.
O bom resultado de vacinação, segundo o secretário é resultado da busca ativa,
“Uma equipe da Saúde da Família sai todos os dias após às 17h fazendo o porta a porta, batendo em cada casa, chamando as pessoas para serem acolhidas, onde a gente vê toda a parte da carteira de vacinação e faz aplicação da vacina”, disse o secretário.
A intensificação da vacinação conta ainda com um “vacimóvel” está circulando por bairros da área rural e próximos da empresa onde o jovem trabalhava. A van já fez visitas aos bairros do Salto, Pessegueiros, Mantiqueira, Tenentes e Godoy.
Campinas intensifica vacinação contra febre amarela
Rogério Capela/PMC
“Toda a equipe de saúde da família nas regiões onde nós estamos trabalhando estão com mapas acompanhando para a gente entender quantas pessoas ainda faltam”, explicou.
De acordo com o secretário, com a volta às aulas também será programada vacinação nas creches.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas