19 de outubro de 2024

Fã de Lego recria miniaturas de prédios históricos do ‘Quarteirão Paulista’ de Ribeirão Preto; compare

Representações de construções como o Theatro Pedro II e o Palace Hotel foram levadas para o POW Festival neste fim de semana. ‘Reproduzir os detalhes é difícil, mas a montagem em si até que não’, diz Artur do Amaral Henrique. Fãs de lego recriam prédios históricos de Ribeirão Preto, SP, em miniatura
Com uma boa dose de inspiração, uma grande quantidade de peças, além de planejamento e paciência, um fã de Lego recriou, em miniaturas (veja acima), os prédios históricos que compõem o chamado Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

A representação do conjunto arquitetônico, que remonta às primeiras décadas do século 20 e a um período de desenvolvimento econômico de uma das cidades mais importantes do estado, é uma das atrações da exposição de blocos do POW Festival, evento de inovação e tecnologia que acontece neste fim de semana.
Na mostra, é possível ver, em detalhes, o Edifício Meira Junior, que abriga o Pinguim, uma das mais famosas choperias do país, além do Palace Hotel, o Theatro Pedro II e sua esplanada, na Praça XV de Novembro.
Fachada do Theatro Pedro II, recriada com peças de Lego em Ribeirão Preto (SP)
Rafael Cautella
O trabalho é do paulistano Artur do Amaral Henrique, integrante do LUG Brasil, o maior grupo de colecionadores da marca de brinquedos no país.
Ele conta que demorou em torno de seis semanas para finalizar a montagem, desde que teve a ideia de homenagear Ribeirão Preto com um dos seus locais mais emblemáticos. Ele estima que utilizou de 25 mil a 30 mil peças.
“Reproduzir os detalhes é difícil, mas a montagem em si até que não”, diz Artur, que é fã de Lego há 30 anos.
Artur de Amaral recriou prédios históricos de Ribeirão Preto com peças de Lego
Rafael Cautella
Segundo ele, quanto mais detalhado é um prédio mais necessárias são técnicas complexas e peças específicas, nem sempre fáceis de se encontrar.
“Isso envolve também quantas peças você tem. Porque, como as peças são minhas, eu não comprei as peças específicas para o conjunto, então tive que montar com as peças que eu tinha, e às vezes essas adaptações são difíceis de você reproduzir algum detalhe, porque aquela peça específica que seria melhor para aquele detalhe você não tem e aí você tem que adaptar.”
Fachada do Edifício Meira Junior, que abriga uma das choperias mais famosas do país, recriada com peças de Lego em Ribeirão Preto
Rafael Cautella
POW Festival
A 2ª edição do POW Festival recebe diversas atrações que misturam tecnologia, criatividade e inovação neste sábado (19) e no domingo (20) em Ribeirão Preto (SP). Com entrada gratuita, o evento também tem música com destaque para as apresentações de Di Ferrero e de Gabriel O Pensador.
Segundo a organização, o objetivo é apresentar ao público novidades tecnológicas, como inteligência artificial e a realidade virtual. As experiências imersivas devem ajudar o processo criativo dos participantes de todas as faixas etárias.
Pow Festival une tecnologia, inovação e música em Ribeirão Preto
O POW também oferece aos visitantes experiências divertidas em simuladores 360º em realidade virtual. É possível, por exemplo, descer de montanha-russa giratória ou aquática, fazer canoagem, entre outras aventuras.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias