15 de janeiro de 2025

Falcão-peregrino usa janela de apartamento em Campinas como ‘dormitório’; morador relata caso

Leandro Telles conta que há mais de um ano recebe visita da ave durante a noite, momento em que trabalha próximo à janela. Morador registra visita de falcão-peregrino na janela de apartamento em Campinas
Desde o ano passado, o empresário Leandro Telles recebe quase que diariamente um visitante especial no apartamento onde mora, em Campinas (SP). O viajante de longa distância que escolheu a janela da casa dele como “dormitório” é um falcão-peregrino (Falco peregrinus).
💬 Participe do canal do Terra da Gente no WhatsApp
O empresário conta que, embora a ave não durma na janela todas as noites, ele a avista praticamente a semana toda lá. Além disso, a espécie passou os últimos dois verões próxima a ele.
Quando retornou de uma viagem que durou de setembro a dezembro de 2022, Leandro comenta que se lembra de um dia estar trabalhando em casa e ouvindo música, quando escutou o barulho de asas batendo na janela. Estranhou o ruído por um momento, mas já imaginava que poderia ser alguma ave.
Falcão-peregrino na janela do apartamento do empresário Leandro Telles em Campinas (SP).
Leandro Telles
“Naquele dia, como estava escuro e por não conhecer bem a espécie, achei que pudesse ser uma coruja. Tirei uma foto e enviei para um amigo biólogo. Ele me informou que era um falcão-peregrino e me mandou um link com algumas informações sobre a espécie. Fiquei surpreso”, explica ele.
“Foi uma mistura de alegria e mistério. Alegria porque eu acreditava que, por algum motivo, ele se sentia bem aqui comigo. Mistério porque eu não tinha ideia do motivo que fez ele escolher justamente a minha janela”, continua.
O nome da espécie já entrega uma das características mais marcantes do animal: é um viajante por excelência, que percorre uma jornada de 25 mil km ao deixar o Hemisfério Norte e partir para o Sul.
Como todos os anos, a hora de retornar ao Norte chegou após meses se abrigando na janela do apartamento de Leandro.
A espécie pode ser encontrada em todos os continentes exceto a Antártida.
Leandro Telles
“Na noite do dia 11 de abril, ele ainda estava na janela. Antes de ir dormir, me despedi dele porque sabia que provavelmente no meu retorno ele já teria ido. Desejei uma boa viagem de volta para casa e disse que estaria o esperando novamente no final do ano. Desde que voltei de viagem, olho pela varanda para ver se o vejo, mas ele não está mais lá”, relata o empresário.
Leandro explica que trabalha com o computador bem próximo à janela, sempre no período noturno. Enquanto trabalha, tem o costume de deixar música tocando em uma caixa de som, em volume baixo por conta do horário. Isso faz com que ele ele tenha uma teoria sobre a visita do falcão-peregrino.
“Não posso afirmar, mas acredito que o falcão goste de rock e venha curtir uma música boa comigo na minha janela enquanto estou trabalhando”, brinca.
A espécie
O falcão-peregrino pode ser encontrado em todos os continentes exceto a Antártida. Na América do Sul, a ave só aparece como espécie migratória. No estado de São Paulo, aparecem geralmente no início de outubro e vão embora no final de março.
Falcão-peregrino possui envergadura de 120 centímetros
Gabriel Arroyo/ Arquivo Pessoal
A ave costuma habitar zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em áreas urbanas. Nesses locais, a principal presa do falcão-peregrino é o pombo e, por isso, ele é considerado importante no controle da população dessas aves.
LEIA TAMBÉM
Pelo sexto ano seguido, moradores de Santa Bárbara d’Oeste recebem visita pontual de falcão-peregrino
Conheça o falcão-peregrino, a ave mais rápida do mundo
Sons da Terra: as habilidades do animal mais rápido do mundo, o falcão-peregrino
Na época de reprodução, uma vez por ano, põe três ou quatro ovos num penhasco, diretamente sobre o solo, sem fazer ninho. Os ovos são incubados pelo casal de pais por cerca de um mês.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias